Equipes de saúde realizam inquérito epidemiológico no Urupiara, Brisas do Catu e Parque São Francisco, neste domingo (4)

3 de outubro de 2020, 10:31

A Prefeitura informa que equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) estarão, neste domingo (4), das 8h às 12h, em pontos volantes de atendimento estruturados no Urupiara, no Brisas do Catu e no Parque São Francisco para triagem, aferição de temperatura, aplicação de questionário epidemiológico e testagem de moradores contra o coronavírus.

Nos locais, serão realizados testes sorológicos, que detectam a presença de anticorpos, e também exames de biologia molecular (RT-PCR), que buscam identificar material genético do vírus para diagnóstico da doença. Segundo a SESAU, moradores que passarem pelo teste rápido terão o resultado informado em uma média de 15 a 30 minutos após a coleta, e as pessoas cuja amostra for colhida para o RT-PCR – que demanda maior tempo de análise – serão contatadas pelos profissionais de saúde, nos dias subsequentes à coleta, para o laudo laboratorial.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, moradores que, em qualquer um dos pontos de testagem, apresentarem amostra reagente para coronavírus, passarão imediatamente por avaliação médica e receberão os protocolos de isolamento. Aqueles que não apresentarem sintomas e não tiverem amostra reagente, no exame, contarão com orientações dos profissionais sobre medidas preventivas.

A ação – que contribui para ampliar a identificação de pacientes que foram expostos ao vírus – integra o conjunto de medidas para enfrentamento à pandemia e visa à redução da curva de contágio da doença infecciosa viral respiratória.

Além dos inquéritos epidemiológicos, os testes são realizados também nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, no caso de pacientes sintomáticos.

INQUÉRITO EPIDEMIOLÓGICO, com realização de testagem COVID-19
Data: 04/10/2020 (domingo)
Horário: Das 8h às 12h
Locais:
– Residencial Urupiara;
– Brisas do Catu (quiosque ao lado do campo de bola);
– Pq. São Francisco (proximidades do bar Novo Milênio).