Iraci Gama permanecerá como secretária de Cultura, Esporte e Turismo no segundo mandato

3 de dezembro de 2020, 21:10

A professora Iraci Gama Santa Luzia vai continuar na liderança da Secretária de Cultura, Esporte e Turismo no segundo mandato do prefeito Joaquim Neto.

De acordo com o gestor, a professora Iraci Gama é um dos maiores nomes da cultura alagoinhense por sua preocupação em preservar a memória da cidade e proporcionar às novas gerações o conhecimento sobre a importância de Alagoinhas nos cenários culturais  da Bahia e do Brasil. Iraci também é Vice-Prefeita da gestão iniciada em 2017 e que se conclui em 2020.

“As contribuições da professora Iraci Gama à nossa cultura ainda serão dimensionadas ao longo do tempo e o futuro a reconhecerá, sem nenhuma dúvida, como a maior e mais incansável batalhadora de sua geração por políticas públicas voltadas para a inserção da cultura como elemento criativo de um povo e importante componente da economia local”, disse o prefeito ao confirmar a manutenção da secretária em seu novo mandato.

Juntos, reforçou o prefeito, continuaremos a trilhar o caminho da preservação cultural de Alagoinhas, que para o governo tem grande relevância, demonstrada no quadriênio 2017/2020. “As questões orçamentárias dificultam investimentos nos montantes necessários nas áreas de cultura, esporte e turismo, mas em nossa segunda administração faremos o que for possível para atingirmos os avanços desejados nas áreas sob a gestão da professora Iraci Gama”, salientou o prefeito.

Foto: Arquivo pessoal

Currículo

Possui graduação em Licenciatura em Português pela Universidade Federal da Bahia (1971); graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1975), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979) e Mestrado em Educação: Métodos e Técnicas do Ensino pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982). Atualmente, é Professora Titular – aposentada da UNEB – Universidade do Estado da Bahia.

É pesquisadora da História do Município de Alagoinhas com diversos trabalhos produzidos sobre: Origem da cidade; Ferrovia, desde seus primórdios; Urbanização ferroviária; Movimento Cultural Organizado de Alagoinhas – 40 anos em exposição de fotos, banner, quadros, maquetes; História da Educação em Alagoinhas, particularizando o Ensino Superior – Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas.

Na sua trajetória pública também foi secretária de Cultura nos Governos de Judélio Carmo (1988), Chico Reis (1990-1992), Joseildo Ramos (2001-2003), e vereadora no período de 2001-2004. Entre as realizações da gestora na área da Cultura está a liderança do trabalho dos Memoriais das Praças Centrais da Cidade, implantadas nesses três últimos anos.