Prefeitura antecipa calendário e idosos com 90 anos ou mais já podem ser vacinados a partir desta quarta-feira (03)

3 de fevereiro de 2021, 13:14

Foto: Roberto Fonseca

Alagoinhas amanheceu com um forte sentimento de esperança no ar. Antes mesmo das 8h da manhã, idosos com mais de 95 anos já se deslocavam para o Estádio Antônio de Figueiredo Carneiro, onde foram instalados o Drive-Thru e o ponto fixo de vacinação contra a COVID-19.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), o município possui, em média, 630 pessoas com idade acima de 90 anos. Esse foi o número de vacinas Coronavac enviadas para a imunização desse público, que segue até o próximo  sábado (05), das 8h às 16h.

Os primeiros vacinados

Margarida Catão Teixeira, uma senhora ativa de 106 anos, foi a primeira pessoa a ser imunizada na etapa atual de vacinação.  Formada em magistério pela antiga Escola Normal da Bahia (atualmente chamado de Instituto Central de Educação Isaías Alves), ela lecionou durante mais de 40 anos na Rede Municipal de Ensino de Candeias. “A felicidade é grande demais por estar vivendo esse momento”, declarou, muito lúcida.

Foto: Roberto Fonseca

Nascida em 23 de setembro de 1921, Durvalice Torres é mãe do escritor Antônio Torres, ocupante da cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras, com 17 livros publicados. D. Durvalice também compareceu à vacinação no Drive-Thru do Carneirão. Muito falante, ela contou que ainda costura e faz crochê. “Deus tem me ajudado, pois estou em pé, com muita saúde e, agora, vacinada!”.

Outra figura ilustre do município, o Sr. João Paolilo, que tem 99 anos de idade, foi vacinado pelas mãos do prefeito Joaquim Neto. Embora com a audição prejudicada pelo tempo, ele se mostrou animado, distribuindo acenos e sorrisos. O gestor municipal ainda vacinou a aniversariante do dia, a senhora Olívia Maria Flores, que completou 100 anos de idade.

Foto: Thamires Almeida

Equipe Volante

Divulgação

A vacinação dos idosos com mais de 90 anos também começou na Zona Rural. Por meio da equipe volante, o público-alvo dos distritos de Boa Nova e Riacho da Guia estão sendo vacinados ao longo do dia. Importante mencionar que a recomendação da SESAU é de que todos estejam devidamente alimentados, para evitar possíveis tonturas.

Os idosos acamados residentes no município estão sendo vacinados, do mesmo modo, pela equipe volante. Para fazer o agendamento, os familiares devem entrar em contato pelo telefone 75-99933 8966, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Divulgação