Prefeitura de Alagoinhas começa a distribuição das 30 toneladas de alimentos arrecadados no Drive-Thru Solidário

10 de maio de 2021, 17:05

Foto: Roberto Fonseca

Após o sucesso do Drive-Thru Solidário, promovido pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS), com o apoio midiático da TV  Subaé, chegou a hora mais esperada, a do compartilhamento das cestas básicas, e da esperança, com quem mais precisa. O primeiro público contemplado foi o dos rodoviários, que recebeu os itens nesta segunda-feira (10), com continuidade da distribuição amanhã (11), na sede da SEMAS.

A ação humanista, que mobilizou toda a sociedade alagoinhense, no último sábado (08), obteve a incrível marca de 30 toneladas de gêneros alimentícios não perecíveis, materiais de limpeza e de higiene pessoal arrecadados. “Foi muito satisfatório! Graças a Deus, em Alagoinhas, as pessoas são realmente solidárias. Recebemos doações diversas. De donos de supermercados e empresários, com um montante maior, a pessoas de bicicleta entregando 1kg de alimento”, declarou a secretária Ludmilla Fiscina, que trabalha na área pública há 16 anos. “Para mim, é uma realização poder ajudar. O coração fica aquecido”.

Foto: Roberto Fonseca

A entrega das cestas básicas segue durante a semana e respeita um mapa da vigilância sócio-assistencial, no qual foram incluídos aqueles que mais procuram a SEMAS, além das famílias que os assistentes sociais conseguiram identificar. O público LGBTQ+ em situação de vulnerabilidade, pacientes oncológicos, fotógrafos e músicos também terão direito às doações, assim como, quem não foi contemplado no benefício eventual.

Na terça-feira (11), as cestas serão entregues na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), aos artistas em dificuldade financeira, devido à ausência de eventos durante a pandemia da Covid-19. Algumas cestas serão entregues in loco, sobretudo para as famílias que residem em bairros afastados do centro.

Foto: Roberto Fonseca

Os rodoviários comemoraram a ajuda recebida

A cobradora de ônibus Evanea Tulsino Alves  mora com o esposo e  dois enteados. “Estamos com 5 meses de salários atrasados, então, essa ajuda já é uma solução para o momento, pois vínhamos tendo o apoio, apenas, de nossos familiares e de Deus, que não nos desamparou”. Assim como ela, o motorista Jucelino Lima comemorou o ato de solidariedade. “Tenho dois filhos e essa cesta já vai nos auxiliar a segurar as pontas”.

Foto: Roberto Fonseca

O SINDMETRO, sindicato da categoria, montou uma comissão para acompanhar o processo trabalhista junto à SMTT. Segundo Gabriel Nascimento, membro da comissão, a SEMAS já havia auxiliado a classe, em outro momento, com cestas básicas. Para ele, o prefeito Joaquim Neto foi sábio na condução da situação junto à empresa Cidade das Águas.  “O prefeito agiu com a razão, deu toda a oportunidade à empresa e foi coerente, tanto com a gente, quanto com a empresa”.

Fotos: Roberto Fonseca