FAÇA BONITO: Campanha fortalece ações dedicadas à proteção integral de crianças e adolescentes

19 de maio de 2021, 13:42

Em Alagoinhas, ações sem aglomerações reforçam o trabalho de conscientização e mobilização durante a campanha Nacional Faça Bonito,  que há 21 anos alerta para o combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Nesta terça-feira, 18 de maio, Dia “D” da campanha, a Secretaria de Assistência Social ( SEMAS), CRAS, CREAS, Criança Feliz, Conselho Tutelar, CMDCA , com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal, intensificaram as atividades com o Rolê da Prevenção e blitzes educativas, levando a mensagem da campanha para a Central de Abastecimento, comércio e zona rural da cidade, nas praças dos distritos de Riacho da Guia e Boa União.

A abertura aconteceu nesta segunda-feira (17), com a divulgação de vídeo institucional nas rede sociais oficiais e grupos de WhatsApp,  e realização, por videoconferência, da Oficina de Proteção: Ensinando Proteção Contra a Violência Sexual na Infância e Adolescência para Educadores da Rede Municipal de Ensino, que teve a participação da equipe do CREAS,  Conselho Tutelar de Alagoinhas, Diretoria de Inclusão e Promoção Social, Diretoria de Direitos Humanos e contra o Racismo Estrutural, Diretoria de Ensino da Secretaria da Educação (SEDUC), e Professores da Rede Municipal.

“A adesão foi excelente, foram mais de 70 pessoas ligadas e as contribuições extremamente valiosas. Todos os dias, nos mais diversos ambientes, crianças e adolescentes são expostos a várias formas de violência, e por conta disso, a família, a sociedade e o poder público, todos precisam ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas, principalmente sobre o alerta de que que as vítimas, em sua grande maioria, não têm a percepção do que é o abuso sexual”, pontuou a diretora de Inclusão e Promoção Social da SEMAS, Emanuele Lopes.

A população também está sendo orientada sobre a importância da mobilização por meio de panfletagem e “salas de espera” nas unidades dos CRAS,  no CREAS, e unidade descentralizada do CadÚnico, conforme atendimento da demanda diária.

A secretária de Assistência Social, Ludmilla Fiscina, destaca  a importância do trabalho em rede para o enfrentamento do problema “ A Prefeitura tem como pauta permanente o Enfrentamento ao Abuso e exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dessa forma, entre as iniciativas temos a atuação dos CRAS , CREAS, Programa Criança Feliz, e fortalecemos as ações pensadas e articuladas junto à Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente , Polícia Militar, e outras instituições, para uma atuação mais abrangente, visando conscientizar e trazer informações à sociedade, dirimir as subnotificações, articular os dados das denúncias e o atendimento integral das vítimas”, afirmou a secretária.

A programação segue até sexta-feira (21). Na tarde desta quarta-feira (19), a Oficina de Proteção: Ensinando Proteção Contra a Violência Sexual na Infância e Adolescência será realizada na sede do Conselho Tutelar – Colegiado II , no Mangalô e na sede da Associação de Moradores da Comunidade do Estevão.

Faça a sua parte. Ao se deparar com alguma suspeita, é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou Conselho Tutelares: Colegiado I – 3423-5244 e Colegiado II – 3423-8385.

Fotos: Roberto Fonseca ( SECOM) e Secretaria de Assistência Social (SEMAS).