Prefeitura de Alagoinhas inaugura a macrodrenagem da lagoa da Cavada

2 de julho de 2021, 18:35

Os 168 anos de emancipação política de Alagoinhas foram comemorados neste dia 2 de julho com a entrega da obra de macrodrenagem da lagoa da Cavada, última etapa da programação de inaugurações organizada pela administração municipal, que concluiu em grande estilo o primeiro semestre do segundo governo do prefeito Joaquim Neto.

Moradora do conjunto Manoel Andrade (Inocoop I) há 30 anos, a professora Ieda Fátima (foto) disse que hoje o pesadelo acabou e estamos aqui para celebrar esta vitória e reconhecer o empenho do prefeito. “Neste momento a palavra é gratidão”, afirmou.

Os vereadores Paulo Codoro, Anselmo (Bal) Cerqueira, Raimundo Alves dos Santos (Gode), José Cleto, presidente do legislativo alagoinhense, e Márcio da Cavada ressaltaram em suas falas os grandes desafios superados para se concluir uma obra com a complexidade da macrodrenagem da lagoa da Cavada.

“Fico feliz em ver uma obra deste porte, desta magnitude, com infraestrutura, área de escoamento e, mais importante, sem nenhum acidente”, afirmou o engenheiro de petróleo André Andrade, neto do ferroviário, músico e escritor Manoel Andrade, cujo nome, ainda em vida, denominou o conjunto Inocoop I.

A engenheira Maria das Graças de Castro Reis, secretária municipal de Infraestrutura, salientou que a obra de macrodrenagem exigiu alta tecnologia, mas a execução do túnel foi realizada de forma artesanal, com os trabalhadores da Ebisa escavando manualmente, a nove metros de profundidade, em espaço confinado, utilizando carro de mão e avançando diariamente entre um metro meio e dois metros. “À medida que iam escavando ajustavam para a colocação do armco”, afirmou.

“A palavra é de gratidão por estarmos vivenciando este momento”, registrou a secretária, agradecendo aos profissionais de sua pasta que tornaram possível a conclusão da obra.

Vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos, Roberto Torres citou a complexidade da obra e o sofrimento dos moradores. “Graças a Deus a obra está entregue e o prefeito determinou que a região da Inocoop seja a primeira a contar com a iluminação com lâmpadas de led”, enfatizou.

O deputado estadual Alex da Piatã disse que ninguém faz nada sozinho. “Nada disso estaria acontecendo se nós não tivéssemos um grande time. Aqui em Alagoinhas, temos um grande time de secretários e de vereadores, a quem quero agradecer de coração”, pontuou o parlamentar.

O deputado federal Otto Filho assegurou que continuará trabalhando para garantir recursos para Alagoinhas. “Já coloquei neste  ano R$2 milhões e me comprometo no ano que vem aumentar ainda mais as emendas”, salientou.

Com alegria estampada no rosto, o prefeito Joaquim Neto disse que ao garantir que faria a obra de macrodrenagem alguns avaliaram que era mais uma promessa de político em campanha. Ele falou sobre sua antiga relação com a Inocoop I. “Morei aqui, na rua A, no tempo em que estudava”, informou.

Segundo o prefeito, foram mais de dois anos com a rua B interditada para a construção do túnel em armco. “Por isso, fiz questão de caminhar aqui hoje”.

O prefeito entregou um quadro ao neto de Manoel Andrade, André Andrade, com homenagem ao ferroviário que nominou o conjunto.

Resultado

Em relação ao resultado prático da obra, motivo principal de sua realização, o prefeito disse que “nunca mais, se Deus quiser, vai alagar aqui”.

Foram investidos mais de R$12 milhões na macrodrenagem da lagoa da Cavada.