Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é marcado por serviços diversos ofertados pela Prefeitura de Alagoinhas

19 de agosto de 2021, 12:01

Foto: Roberto Fonseca

Nesta quinta-feira (19), é celebrado o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Em alusão à data, que rememora o “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), preparou atividades especialmente desenvolvidas para levar mais dignidade às pessoas nessa condição.

O Cine Cidadania, que ocorreu na praça do CEU, na quarta-feira (18), exibiu os documentários “Passarinho” e “ A Rua”, com um olhar humano sobre o tema da vulnerabilidade social. No público, os usuários da Unidade de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua foram tocados pelas histórias, que lembraram suas próprias biografias, como a de Edson Lima, natural do Rio Grande do Norte, que encontrou em Alagoinhas a dignidade que tanto desejava.

Foto: Roberto Fonseca

“Há muito tempo vivi em situação de rua, mas quando eu cheguei aqui em Alagoinhas fui acolhido. Estou sendo bem tratado, todos querem que a gente cresça, nos dão força para que possamos buscar um emprego e não desistir”, declarou Edson. Ele afirmou que “ninguém está na rua porque quer, mas por alguma consequência da vida. No meu caso, foi problema com dependência química”.

Edson ainda relatou sobre o preconceito que as pessoas em situação de rua sofrem e disse que “dentro de cada um, no fundo do coração, existe uma luz. Estou agarrando com unhas e dentes essa oportunidade que me foi dada!”.

Márcio Silva, natural de Alagoinhas e também residente da Unidade, falou que está aprendendo a manter a firmeza. “Pedindo a Deus, todos os dias, para vencer. A Unidade não é um internamento, mas sim uma nova estrutura de vida para que a gente possa pegar aquilo que está bagunçado e voltar a enxergar”.

“Tenho certeza de que tudo que estamos fazendo faz parte de um momento de renovação”, declarou a secretária de Assistência Social Ludmilla Fiscina. “Pela primeira vez, na história de Alagoinhas, temos um Abrigo Municipal para acolher pessoas em situação de rua e dar um direcionamento na vida delas. Fazemos isso com muito amor e carinho. Tenham a certeza de que estaremos sempre juntos!”.

As atividades continuam nesta quinta-feira. Durante a manhã, foi realizado o Papo Cidadania, na Unidade de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua, com o tema “Acohimento, Autonomia e Projeto de Vida”. E, a partir das 18h30, uma série de serviços serão ofertados, no estacionamento da prefeitura. São eles:

Atendimento Médico

Atendimento Odontológico

Vacina

Testagem rápida : sífilis, HIV e Hepatite

Atendimento de Enfermagem

Atendimento Psicológico

Corte de cabelo

“Além dos atendimentos pelas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social, Cadastro Único e Qualifica Alagoinhas”, complementou Emanuele Lopes, Diretora de Inclusão e Proteção Social da SEMAS.