A Secretaria Municipal de Saúde vacina com a dose de reforço contra a Covid-19, em Alagoinhas, nesta segunda-feira (23).
Pessoas vacinadas com a AstraZeneca/Oxford até o dia 30 de maio, com a Pfizer/BioNTech até o dia 24 de maio e com a Coronavac/Butantan até o dia 30 de julho devem comparecer ao Estádio Carneirão, com acesso pelo portão em frente ao Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA), para receber a segunda dose. Pessoas idosas e/ou com deficiência devem acessar o Estádio pelo portão principal.
Só é possível receber a dose de reforço contra o novo coronavírus mediante apresentação dos documentos obrigatórios que são RG, CPF (ou cartão SUS) e cartão de vacina.
Cadastramento
De hoje até quarta-feira (25), a Prefeitura de Alagoinhas realiza, na Central de Imunização, das 8h às 12h e das 13:30 às 15h, o cadastramento de crianças e jovens, com idades entre 12 e 17, com doenças crônicas e/ou deficiências elencadas no PNO – Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.
A documentação necessária para o cadastramento inclui: documento de identificação; CPF (ou cartão SUS); comprovante de residência; cartão de vacina; exame, relatório ou receita médica que comprove a comorbidade do menor (situação será avaliada no momento do cadastro); e documento de identificação do responsável legal.
Esse banco de dados tem finalidade de mapear esse público-alvo e servir de ferramenta para planejar e realizar essa vacinação assim que os imunizantes chegarem no município.
Confira a lista dos grupos de portadores de doenças crônicas e condições clínicas especiais indicadas em Resolução da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) para vacinação contra Covid-19:
▪️ Diabetes mellitus;
▪️ Pneumopatias crônicas graves (doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática));
▪️ Hipertensão arterial Resistente (HAR);
▪️ Hipertensão arterial estágio 3;
▪️ Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;
▪️ Insuficiência cardiáca (IC);
▪️ Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;
▪️ Cardiopatia hipertensiva;
▪️ Síndromes coronarianas;
▪️ Valvopatias;
▪️ Miocardiopatias e pericardiopatias;
▪️ Doenças da Aorta, dos grandes vasos e fístula arteriovenosas;
▪️ Arritmias cardíacas;
▪️ Cardiopatias congênitas no adulto;
▪️ Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados;
▪️ Doenças neurológicas crônicas;
▪️ Doença Renal Crônica;
▪️ Imunocomprometidos (indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente >10 mg/dia; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas);
▪️ Hemoglobinopatias graves (doença falciforme e talassemia maior);
▪️ Obesidade mórbida;
▪️ Síndrome de Down;
▪️ Cirrose hepática.
Vacinômetro
Após o mutirão desse domingo (22), que comtemplou pessoas com 21 anos ou mais das zonas urbana e rural, Alagoinhas consolidou 78,5% do público-alvo acima de 18 anos vacinado com a primeira ou dose única contra o novo coronavírus, o que equivale a 90.679 pessoas. 38.477 munícipes já estão com a imunização completa contra a doença, o equivalente a 33,3%.
Fonte: Secretaria de Saúde de Alagoinhas