Retorno semipresencial das aulas nas escolas municipais é avaliado positivamente pela SEDUC

26 de agosto de 2021, 13:33

A rede municipal de ensino de Alagoinhas finalizou a segunda semana de aulas semipresenciais  com a adesão dos alunos em torno de 30% a mais do número que foi contabilizado no primeiro dia, em 9 de agosto. O balanço positivo foi informado em reunião com a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), nesta terça-feira (24), pelas equipes gestoras das escolas Murilo Cavalcanti, que já retomarem as atividades.

A realização deste encontro obedece ao planejamento da SEDUC  para a volta às atividades: Preparo das unidades com todos os protocolos editados pela Vigilância Sanitária Municipal, capacitação dos servidores sobre medidas de biossegurança contra a COVID-19, retorno de forma híbrida ( parte presencial, parte remota), com revezamento dos alunos, iniciando pelas unidades que oferecem Ensino Fundamental II ( 6º ao 9º ano) e Educação para Jovens e Adultos (EJA), e reunião avaliativa após duas semanas.

Acompanhada de perto pelo secretário Gustavo Carmo e equipe técnica da SEDUC, além da ausência de intercorrências e crescente adesão pelos alunos, apesar do pouco tempo, questionários aplicados aos professores também apontaram que o retorno semipresencial já trouxe um nível significativo de redução dos prejuízos na aprendizagem causados pelas aulas remotas.

Para a subsecretária da SEDUC, Keite Lima, esse retorno será fundamental para a recuperação de conteúdos que não foram consolidados no ano passado. “Alguns dias na escola já é de grande motivação para os estudantes, pois puderam sair de casa, voltar a socializar e ter contato com os professores. Muitos não se adaptaram ao ensino on-line, tiveram perdas de aprendizado, e sobre isso, estamos trabalhando em conjunto com gestores e professores, em parceria com os pais, para identificar a situação de aprendizagem de cada aluno e estudando a oferta de alguns recursos para ajudar na recuperação de conteúdos perdidos”, afirmou.

“ É importante salientar que este quantitativo de aluno em sala obedece a uma curva crescente, pois, diversos pais já entraram em contato através do whatsapp para confirmar o regresso dos seus filhos nos próximos dias. Alguns dizem que estão esperando receber dinheiro para comprar calça e/ ou sapato para os seus filhos, enquanto outros dizem que os problemas e riscos que foram passados para eles sobre a escola, não são reais, pois já estiveram na escola ou foram informados por outros pais de alunos que a estrutura do Murilo Cavalcanti está apta para garantir a higiene e segurança dos seus filhos”, relata a coordenadora da Escola Murilo Cavalcanti, Cintia Faustino.

“Sobre os alunos é importante dizer que eles estão respeitando o uso de máscara e o distanciamento. Evidentemente que por conta da idade, agitações e ânsia de contato com os seus pares são comuns, mas tanto os docentes quanto a equipe técnica da escola têm redobrado os cuidados, alertas e conscientização diariamente”, completou a coordenadora.

O secretário Gustavo Carmo destaca a ampliação do atendimento. “O município está avançado na aplicação da vacina, todos os nossos profissionais da educação que estão de volta já completaram o ciclo de imunização, e os resultados positivos angariados nessas duas semanas faz com que tenhamos uma confiança maior para seguirmos em frente na retomada das atividades em toda a rede, e garantir o direito à apredizagem”, disse Gustavo Carmo.

Abertura das unidades escolares para atividades administrativas

Diante dos resultados positivos contabilizados com o retorno gradual das aulas presenciais, por meio de uma portaria que será publicada nesta quinta-feira (26), a Secretaria Municipal da Educação determinou a abertura das escolas da rede municipal de ensino. A partir desta sexta-feira (27), todas as unidades escolares da rede poderão funcionar das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h para atividades administrativas em geral, atendimento à comunidade escolar, pais e/ou responsáveis.

Fotos: Roberto Fonseca/SECOM