Setembro Amarelo | Prefeitura de Alagoinhas realiza o Encontro do Cuidado: O despertar do afeto

9 de setembro de 2021, 16:31

Foto: Roberto Fonseca

A programação do Setembro Amarelo, nesta quinta-feira (09), foi voltada para a Primeira Infância e aconteceu na Creche Municipal Alagoinhas IV e na Creche Alegria da Mamãe, no Barreiro, com o Encontro do Cuidado: O despertar do afeto. Durante todo o mês, a Prefeitura de Alagoinhas participa da campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com um cronograma de ações educativas realizadas pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS).

Os verbos ajudar, abraçar, acolher e ouvir foram os mais conjugados na atividade. Segundo Gabriela do Nascimento Carvalho, supervisora do programa Primeira Infância no SUAS Criança Feliz, esses são os pontos-chave para contribuir com o desenvolvimento infantil. “O objetivo foi bater um papo interativo com os cuidadores e educadores a respeito da importância da afetividade, da escuta e do acolhimento na primeira infância”.

Foto: Roberto Fonseca

Durante o encontro, foram compartilhadas experiências e desafios na interação com as crianças, com relatos de mães sobre a necessidade de acompanharem melhor o desenvolvimento dos filhos, devido à correria do trabalho. Gabriela destacou a fala de uma mãe sobre o lado positivo da pandemia, “onde pôde observar algumas ações da criança e, por conta disso, já estava realizando um acompanhamento mais apropriado”.

“Traumas de infância estão entre os principais fatores que desencadeiam a depressão, um dos maiores motivadores do suicídio. Precisamos cuidar da Primeira Infância para prevenir problemas de ordem emocional futuros, para isso todo o acolhimento e afeto são necessários”, frisou a secretária de Assistência Social, Ludmilla Fiscina.

Foto: Roberto Fonseca

O Dia Mundial de Combate ao Suicídio é celebrado em 10 de setembro.  No Brasil, são contabilizados cerca de 12 mil casos por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A programação do Setembro Amarelo continua na segunda-feira, 13 de setembro, que terá mais um Encontro do Cuidado: O despertar do afeto, dessa vez na Unidade Descentralizada do Cadastro Único, às 9h; e a Ciranda do Cuidado: Valorização da vida e prevenção ao suicídio, que ocorrerá na SEMAS e CEAPA, às 8h.