Prefeitura de Alagoinhas lança plataforma que facilitará a contratação de mão de obra no município

19 de outubro de 2021, 13:32

Foto: Roberto Fonseca

A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, lançou, nesta terça-feira (19), a plataforma web do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra – SIMM. O evento aconteceu no Hotel Absolar, com a presença de representantes das forças empresariais do município, imprensa,  vereadores e secretários da gestão municipal.

A iniciativa começou a ser germinada ainda em 2017, com a publicação do Decreto nº 4567, que criou o SIMM, sob a perspectiva de valorização do trabalho humano,  redução das desigualdades sociais,  absorção da mão de obra local, fomento das atividades econômicas no município e etc.  O lançamento da plataforma on-line, que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet,  irá facilitar as contratações no município, beneficiando tanto o empresariado local, como a classe trabalhadora.

Foto: Roberto Fonseca

Compuseram a mesa solene, o prefeito Joaquim Neto, o vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos Roberto Torres, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio ambiente Bruno Fagundes e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores José Cleto.

“É uma felicidade fazer parte desde momento,  pois estamos saindo da pandemia e a vida precisa seguir. Precisamos voltar a produzir!”, disse o presidente da Câmara, que frisou: “oportunidade de emprego é o que a nossa população mais precisa nesse momento. Esperamos e acreditamos que essa intermediação irá beneficiar os jovens que nunca tiveram experiência, para que suas  carteiras de trabalho deixem de ser denominadas carteiras brancas”.

Foto: Roberto Fonseca

O secretário Bruno Fagundes comemorou a concretização da plataforma SIMM, que também servirá como base de dados para relatórios sobre a geração de emprego. “Teremos dados em tempo real com o perfil de contração no município. Informações essas que irão auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a capacitação de mão de obra e atração de investimentos”.

“O desenvolvimento econômico acontece também quando a gente se preocupa com as pessoas. Quando a gente cuida da empregabilidade conseguimos uma transformação social”, complementou o secretário. Ele ainda enfatizou o caráter democrático e transparente da plataforma, na qual a relação entre empregador e empregado será direta, “sem necessidade de conhecer alguém ou ter indicação”.

O SIMM é um dos itens do pacote de retomada econômica do município.  A plataforma web para recrutamento e seleção de pessoas também irá beneficiar os Microempreendedores  Individuais (MEI), que  poderão oferecer seus serviços, mediante pré-cadastro.

Foto: Roberto Fonseca

“Esse é um programa muito importante criado pela nossa gestão”, disse o vice-prefeito Roberto Torres. “Graças a Deus a pandemia está acabando, os números de contaminados pela Covid-19 estão cada vez menores. O Brasil está voltando a crescer e Alagoinhas não pode entrar na contramão”.

Tendo a tecnologia como mola propulsora para facilitar o acesso às vagas de emprego, a plataforma SIMM  permite a visualização do conteúdo adaptado ao formato da tela dos dispositivos móveis (o cadastro pode ser feito até mesmo do celular). A ferramenta foi desenvolvida de acordo com as necessidades da cidade, com a expertise da equipe SEDEA.

Foto: Roberto Fonseca

Segundo o prefeito Joaquim Neto, chegou a hora da retomada do crescimento econômico.  “Alagoinhas já vive um clima de pós-pandemia, com o avanço da vacinação e mais de 70 dias sem notificação de óbito pela Covid-19, o que vai abrindo as atividades econômicas de uma cidade que tem a vocação para a oferta de serviços e comércio forte”. O gestor também destacou  a vinda de novos empreendimentos para o  município e parabenizou a equipe SEDEA pela plataforma web, “ela irá melhorar, facilitar, desburocratizar e  democratizar o acesso ao emprego para quem mais precisa”.

A plataforma estará no ar nas próximas horas, pelo endereço www.simm.alagoinhas.ba.gov.br.  Somente pessoas residentes no município poderão pleitear uma vaga.  Além do currículo, será possível inserir informações relativas à pretensão salarial, resumo profissional e enviar certificados, tudo de forma digital.