“Conhecendo a Rede” traz debates e propostas de melhorias para a Atenção Básica

30 de outubro de 2021, 10:20

Buscando fortalecer a Atenção Básica e em otimizar a assistência à população, mais de 120 profissionais, entre médicos, dentistas, enfermeiros, diretores e coordenadores dos serviços de saúde se uniram em rede, na última quinta-feira (28), para debater melhorias nos fluxos, protocolos, encaminhamentos, processos de trabalho e direcionamentos que impactem diretamente na atenção integral e no acolhimento à população.

Com o nome “Conhecendo a Rede”, a iniciativa propõe fortalecer a Atenção Básica por meio de acompanhamentos, retornos para diagnóstico, controle, continuidade do cuidado, integralidade da atenção e atendimento humanizado ao cidadão. O evento propõe uma interação entre os serviços para que o atendimento se torne ainda mais eficiente. “Os serviços se conhecem, dialogam e assim o paciente consegue ser assistido e tem uma maior resolutividade na sua necessidade”, explica a diretora da Atenção Básica, Eliana Telles.

Para a secretária municipal de saúde, Laína Passos, a iniciativa serve como fortalecimento da Saúde Primária. “Ações como essas evidenciam o desejo de trazer ao nosso paciente um atendimento qualificado em saúde. É importante cuidar da Atenção Básica, porque o acesso à saúde, na maioria das vezes, se dá por meio da rede básica. Ela serve como porta de entrada para os serviços e é através dele que podemos avançar também na média e na alta complexidade”, afirma.

Segundo com o prefeito Joaquim Neto, que também esteve presente no evento, o foco principal é centrar o processo no cuidado qualificado e no atendimento ao usuário. “Alagoinhas é uma cidade pujante, que cresceu, se desenvolveu e, com o crescimento, vieram também os desafios. Sabemos que, quando se trata de saúde, há uma urgência muito grande e uma demanda contínua, mas temos profissionais muito comprometidos nessa rede”, conta o gestor Executivo municipal.

No ‘Conhecendo a Rede’ estão envolvidos todos os trabalhadores de Atenção Básica do Município e os serviços que compõem a rede. A Média Complexidade, SAMU, CAPS, Maternidade, URF, Laboratório, Vigilância em Saúde para que juntos a gente comece a integração da rede. Durante o evento também foi apresentado, através da Atenção Básica, a rede – assistência, farmacêutica e saúde bucal; a parte da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac); e a Maternidade com Gripário.