Prefeitura de Alagoinhas realiza qualificação do projeto “Homens de Coragem: construindo padrões saudáveis de masculinidades”

23 de novembro de 2021, 16:00

Divulgação

A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), realizou, nesta terça-feira (23), a qualificação do projeto “Homens de Coragem: construindo padrões saudáveis de masculinidades”.  A ação ocorreu no Centro de Cultura e contou com a participação de diversos atores da rede de proteção à mulher.

Uma das finalidades do projeto é efetivar a lei 11.340, sobre  alternativas para que os agressores de mulheres acessem serviços de reeducação, além de receberem acompanhamento psicossocial. “A autoridade judiciária pode determinar que agressores frequentem esses serviços a fim de combater a reincidência das ocorrências das violências contras as mulheres”, explicou  a coordenadora de Política de Proteção à Mulher da SEMAS, Jamile Oliveira.

Homens  sem histórico de violência contra meninas e mulheres, que acessam os serviços socioassistenciais, também fazem parte do público do projeto,  na perspectiva de prevenir a ocorrência das violações dos direitos humanos das mulheres de Alagoinhas.

Foto: Roberto Fonseca

A mesa de abertura foi composta por Cíntia Sueli, coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Santíssimo Sacramento;  Danilo Rodrigues, Defensor Público do Estado e  coordenador da 13ª Regional;  Antônio de Araujo Dantas, assistente social do NAP da Defensoria Pública de Alagoinhas ; Marcos Lima, psicólogo e técnico do SUAS,  Renata Fortaleza, presidente do Conselho de Mulheres; e Bárbara Janaína da Silva,  coordenadora da Patrulha Maria da Penha.

Nas falas de tais profissionais, foi enfatizada a necessidade de desconstrução da masculinidade tóxica, assim como da ressocialização do agressor. A importância do trabalho em rede também foi ressaltada, a fim de dar conta de todos os aspectos que envolvem a situação de violência contra a mulher.

Foto: Roberto Fonseca

“Todos que estão aqui têm o mesmo objetivo. Precisamos unir forças, cada um tomando conta do que é de sua responsabilidade para que a gente chegue a um resultado positivo. Precisamos  carregar essA responsabilidade social e acabar com esses padrões de masculinidade tóxica. Diminuir isso é diminuir a dor”, declarou o diretor de Direitos Humanos  e Combate ao Racismo Estrutural da SEMAS Anderson Xará, durante a apresentação da proposta.

Os detalhes do projeto “Homens de Coragem: construindo padrões saudáveis de masculinidades” foram apresentados por Jamile Oliveira. “Estamos construindo um projeto societário que não tolera nenhum tipo de opressão. Onde houver desigualdade social, o braço do assistente social estará  ali”. Ações voltadas para a reflexão , sensibilização, reeducação e combate às desigualdades e violência de gênero estão previstas nas 3 fases da proposta.

Foto: Roberto Fonseca

A qualificação contou  com a contribuição da Defensoria Pública, por meio do Defensor Público do Estado Danilo Rodrigues, e do assistente social do  Antônio de Araújo Dantas, partilhando princípios, conceitos e experiências da instituição  com grupos reflexivos de homens autores de violência doméstica e familiar.

Outro momento relevante, esteve relacionado às experiências, avanços e desafios do  SUAS na atuação com os grupos de homens na oferta dos serviços socioassistenciais, conduzido pelo psicólogo Marcos Lima.

Na ocasião, foi fortalecido o termo de cooperação entre a SEMAS e o Curso de Psicologia da Faculdade Santíssimo Sacramento, para a oferta de serviços de acompanhamento de homens autores de violência doméstica e familiar.

Fotos: Roberto Fonseca