A Semana do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Alagoinhas, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), começou nesta segunda-feira, 30 de maio. Até quinta-feira (02), uma série de atividades serão realizadas, em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC), em oito unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, com o propósito de disseminar idéias e informações que protejam e conservem o Meio Ambiente, cujo Dia Mundial é celebrado no domingo, 05 de Junho. O encerramento da programação acontecerá na Praça Rui Barbosa, no dia 03 de junho, a partir das 8h da manhã, com o I Festival Sustentável de Alagoinhas.
As escolas municipais Uirassu Batista e Eraldo Tinoco foram as primeiras a receber as equipes da SEDEA, nesta segunda (30), com ações lúdicas para os estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, como teatro de fantoche, roda de conversa, gincana e plantio de mudas. Os temas norteadores, neste primeiro dia, foram “Uso consciente dos recursos naturais” e “Desenvolvimento de uma planta e a sua importância para os seres vivos”.
Os outros temas a serem abordados nas demais escolas são: Preservação da Fauna e veiculação hídrica; A importância da preservar e manter o equilíbrio do meio; Compostagem; Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos; Resíduos sólidos e reciclagem; Fauna e Flora. De acordo com Isadora Uruga da Silva, coordenadora de projetos da SEDEA, “nosso objetivo é propagar informes e plantar a semente da conscientização em cada criança presente, fazendo delas, um agente de conhecimento para os seus familiares e amigos”.
Confira AQUI a programação completa nas escolas municipais
No encerramento da Semana, 03 de junho, acontecerá o I Festival Sustentável de Alagoinhas, na Praça Rui Barbosa, a partir das 8h da manhã, com a presença de alunos do Ensino Técnico e do Ensino Médio. Na ocasião, acontecerão palestras, shows, comércio de plantas e exposição de artesanato indígena Pataxó, com a participação dos povos originários dessa etnia. A iniciativa tem parceria da Secretaria de Agricultura (SEMAG) e do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Fotos: Divulgação SEDEA