Instagram
Facebook
YouTube

SESAU inicia serviços de fisioterapia para pacientes com fibromialgia


1 de junho de 2022, 11:14

Através do projeto de lei que garante atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) iniciará serviços de fisioterapia para pacientes com fibromialgia em Alagoinhas. Os novos métodos foram explicados durante uma palestra realizada nesta segunda-feira (30), na Câmara de Vereadores.
Para a coordenadora da Fisioterapia da Rede Municipal, Juliana Prata, deleitar e discorrer sobre a assistência da Fisioterapia na Fibromialgia é uma necessidade. “A assistência no município já acontece em várias outras patologias em várias outras comorbidades. Trazer isso hoje para a configuração da fibromialgia é importante porque nós temos no município uma comunidade de mulheres, já que sofriam com essa comorbidade mas não tinham um olhar criterioso da fisioterapia em si. Hoje essas mulheres tem esse acolhimento da assistência clínica e da assistência fisioterápica”, explica.
O novo atendimento preza pela assistência direta das pacientes, buscando acolher aquelas que já foram diagnosticada com a fibromialgia. Com todos os critérios clínicos apanhados e resolutivos, essa paciente passará a fazer parte da assistência de reabilitação motora.
“Esse usuário que já tem o diagnóstico fechado e contemplado terá o direcionamento à assistência. Ele será acolhido, e receberá um suporte clínico bem criterioso, com médicos das diversas especificidades, como a assistência fisioterápica, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, médico ortopedista, reumatologista, neurologista, para que seja uma terapêutica que seja evolutiva”, afirma Juliana.
O projeto de lei veio da vereadora Juci Cardoso e determina a criação do Programa de Atenção a Pessoa com Fibromialgia no SUS, a carteira de portadora da doença e a lei de reconhecimento de prioridade em atendimentos. Para a edil, essa é uma causa muito sensível que merece atenção.

Confira mais imagens:

Foto: Roberto Fonseca /SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo