Nota de luto e pesar por mais um caso de feminicídio em Alagoinhas

6 de março de 2023, 07:04

No último domingo, 05 de março, Alagoinhas presenciou mais um caso de feminicídio, dessa vez, vitimando uma adolescente. Situações como essa apontam a necessidade continuada de campanhas socioeducativas de sensibilização e combate à violencia de gênero, conforme faz a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), durante todo o ano, dentre outras medidas.

Deixamos  nossa solidariedade à família e amigos, além de um alerta para toda a sociedade: violência contra a mulher não se justifica, combate-se!

É importante, ainda, conhecer a rede de proteção local, acionando-a sempre que preciso, a fim de garantir que o socorro alcance as mulheres que necessitam dele.

Se a violência contra a mulher está acontecendo agora, chame imediatamente a Polícia Militar pelo 190 ou a Patrulha Maria da Penha, nos números 75-99707-1849 ou 99707-5554.

Se existe  suspeita de que uma mulher sofra violência, ligue para o 180. Já se a situação envolve crianças e adolescentes, disque 100.

Não esqueça que o nosso município oferta atendimento multidisciplinar gratuito no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), com assistência jurídica, psicológica e social provenientes da violência de gênero. O CRAM fica situado na Rua Milton José O. Silva, Centro, dentro do Centro Integrado de Assistência Social (CIAS).

Outro órgão importante é o CREAS, que atua na assistência de meninas e adolescentes  vítimas e/ou  inseridas nesse contexto de violência.

O direito à vida de meninas e mulheres é uma responsabilidade de todos: família, sociedade e Poder Público.

Faça a sua parte: não reproduza violências contra meninas e mulheres e denuncie os casos de que tenha conhecimento!