A Tulipinha Crocante com Chantilly de Cerveja, do restaurante Resenhas, foi o vencedor do Concurso Cerveja no Prato, que escolheu a melhor preparação feita a base da bebida. A final da competição, que fez parte da programação do Bahia Beer, ocorreu no segundo dia do festival, sábado (18).
O prato campeão é composto por tulipa de frango empanada e frita, acompanhada de chantilly de cerveja witbier e vinagrete com pimenta.
Diego Cerqueira, proprietário do Resenhas, contou da felicidade de ter conquistado o primeiro lugar com um prato com característica de boteco: “Aqui concorreram pratos incríveis, elaborados. Apesar de sermos restaurante, a gente não queria perder essa identidade de boteco, então trouxemos um prato diferente, ousado e graças a Deus, conseguimos agradar o paladar dos jurados e da população, porque já virou um sucesso na cidade”.
O segundo lugar da competição foi para o Buffalo Pork and Beer, do Buffalo Burger & Beer; a terceira colocação ficou com a Picanha na Cerveja, do restaurante Dona Nininha.
As cinco receitas finalistas foram preparadas diante do público e dos jurados do concurso, na cozinha show do espaço Cerveja, Sabor e Saber, no Parque de Exposições Miguel Fontes. O júri foi composto pela Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Alagoinhas, Iraci Gama, pelo assessor de Planejamento de Gestão da Secretaria de Turismo da Bahia, João Henrique Paolilo, e pelo chef de cozinha Josenilton Santos.
Vinícius Maia, representante da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL Bahia, instituição que organizou o concurso, afirmou que iniciativas como essa, além de levarem conhecimento a quem acompanha, valorizam o trabalho dos chefes, dos empresários, apoiando toda a cadeia gastronômica.
Para João Henrique Paolilo, o concurso faz parte de uma construção evolutiva, em que cada vez mais a cidade vai assumindo a identidade de capital da cerveja. “Assim como outras consequências positivas do Bahia Beer, o empresariado do ramo gastronômico vai se especializar nessa área diferenciada de trabalhar com cerveja e ao longo do tempo isso será fortalecido”, avalia Paolilo.
Fotos: Joan Souza