Começou nesta quinta-feira (30) a terceira edição da Feira de Empreendedorismo de Alagoinhas, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA). O evento faz parte da programação da Semana de Empreendedorismo, que oferece um ciclo de capacitações para pessoas que mantêm seus pequenos negócios ou que desejam enveredar por esse caminho e finaliza com a exposição e comercialização de produtos na Feira.
Com cerca de 70 expositores, que participaram das capacitações focadas no desenvolvimento de negócios, marketing e vendas, a Feira segue até o próximo sábado (02), no estacionamento da Prefeitura, trazendo artesanato, itens alimentícios, plantas, confecções, cosméticos, acessórios, itens de beleza e de decoração, entre outros.
A Semana de Empreendedorismo tem como sugestora a vereadora Jaldice Nunes, que destinou emenda para financiar o evento. Jaldice conta que, com pais comerciantes, foi criada no ambiente de empreendedorismo e que essa é sua principal bandeira: “Além do desenvolvimento pessoal, quem participa desse evento adquire ferramentas para empreender. Eles aprenderam, por exemplo, noções de como comprar, como vender, como cobrar, de fluxo de caixa, como formar o preço de venda dos objetos, uso da redes sociais e como alcançar todos os tipos de clientes. A minha paixão, realmente, é ajudar as pessoas pra que elas estejam capacitadas pra competirem no mercado, porque com isso a gente também promove o desenvolvimento de nosso município”.
É buscando o sucesso pessoal que a expositora Geisiane Lessa está há seis meses tocando um negócio de produtos aromáticos. Formada em Ciências Contábeis, ela conta que queria independência e achou que empreender seria uma boa opção. “Eu sempre disse que iria trabalhar com velas, vi a oportunidade, testei várias receitas até que consegui a fórmula certa. Vendo bastante e estou reinvestindo o que ganho para aumentar o meu negócio”, conta Geisiane. Ela participou do ciclos de palestras e ficou satisfeita com o que aprendeu: “A gente precisa aproveitar as oportunidades, inclusive, porque não teve nenhum custo. Se é para melhorar o nosso negócio, por que não participar?”
Além das vendas, Amanda Ferreira está participando da Feira de olho nos contatos que pode fazer e na divulgação de seu negócio. Há dois meses, a educadora física montou uma loja on-line de moda fitness. “Eu sempre quis empreender, só que eu não tinha achado um produto com o qual eu me identificasse o suficiente pra investir. Comecei a procurar fornecedores e encontrei. E está sendo melhor do que eu esperei. Tudo que eu estou recebendo, estou investindo novamente, fazendo novos pedidos. Participar de eventos como esse me ajuda bastante, é esclarecedor”, afirma Amanda.
Bruno Fagundes, gestor da SEDEA, falou da satisfação em promover um evento que beneficia diretamente os empreendedores expositores, ajudando-os a superar os desafios e dificuldades da atividade. “Nós entendemos a dificuldade que é empreender. Mas, quando conseguimos superar os obstáculos, é muito gratificante. É uma atividade que consegue nos dar liberdade. Entendemos que o empreendedor precisa ser resiliente e nos momentos de dificuldade, se aperfeiçoar e buscar conhecimento, que é o que oferecemos aqui. É isso que vai garantir o resultado positivo e bons negócios”, avalia Fagundes.
Senac, Sebrae, Negócios da Gente, Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema) e Desenbahia são apoiadores da 3ª Feira de Empreendedorismo de Alagoinhas.
Fotos: Roberto Fonseca