Prefeitura de Alagoinhas leva para as escolas a campanha Faça Bonito, de conscientização e combate à violência sexual

15 de maio de 2024, 16:34

A campanha Faça Bonito é uma ação nacional de conscientização e combate à violência sexual infantil que busca mobilizar a sociedade, os governos e as empresas para a proteção das crianças em todo o país. Em Alagoinhas, a iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), através da proteção social especial de média e alta complexidade realizada pelo CREAS, que realiza, entre os dias 13 e 17 de maio, mobilizações intensas nas escolas, comércio, nas praças, unidades de Saúde e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Para os educadores, a escola tem papel fundamental na prevenção, na identificação e no combate ao abuso sexual infantil. Daí, a importância das palestras educativas oferecidas aos alunos da rede pública.

É de extrema importância discutir esse tema nas escolas. Precisamos conscientizar nossos alunos para que eles tomem os cuidados necessários, saibam se prevenir, se cuidar e consigam identificar quando se trata de abusos”, diz Marcela Barreto de Jesus, professora de Educação Física da Escola Municipal Irene Andrade de Assis. “Infelizmente, vivemos dentro de uma sociedade onde o índice de abuso sexual é enorme, e os alunos precisam ter essa visão ampla, esse cuidado, para se proteger e se prevenir, levando adiante essa mensagem de extrema importância”, acrescenta.

Segundo Maria Ivone Ferreira dos Santo, vice-diretora do turno vespertino da instituição, ocorrências de violência sexual contra crianças e adolescentes podem trazer danos psicológicos e afetar o processo educacional da vítima. “Os abusos atrapalham toda estrutura física e mental. Se isso não for tratado com antecedência, com certeza, pode causar traumas irreversíveis para estas pessoas”.

A campanha é organizada há 20 anos pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECAPT Brasil, com adesão de diversos municípios em todo o país.

Qualquer pessoa pode denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Basta ligar para o número 100.

Conselho Tutelar I: 3423 8385

Conselho Tutelar II: 3223 52 44