A Secretaria de Assistência Social (Semas) realizou, entre os dias 16 e 20 de dezembro, o Natal Social, reunindo, no total, mais de mil pessoas nas cinco unidades do Centro de Referência Social (Cras) e no Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Alagoinhas (CCPI). A programação contou com apresentações do coral natalino e de grupos de dança e a realização de um bingo com diversos prêmios como geladeira, fogão, televisão, liquidificador, airfryer e outros.
O Natal Social acontece desde o primeiro ano da gestão do prefeito Joaquim Neto. “Além de celebrar o Natal, o evento é uma confraternização que, em 2024, aconteceu de forma diferenciada, com a distribuição de ótimos brindes”, explica Leidy Rocha, diretora de Inclusão e Promoção Social. “A gente vê a alegria das famílias que são acompanhadas e as que não são também se sentem acolhidas. Assim, esperamos que, no próximo ano, elas estejam presentes novamente, participando das atividades, aproveitando os serviços e fortalecendo os vínculos entre elas”, acrescenta.
Dona Edna de Souza, moradora no Km 12, na região do Riacho da Guia, foi a ganhadora do fogão. E o presente veio em muito boa hora. “Foi Deus que me abençoou. Estou me mudando para minha casa nova e precisava de um fogão novo”, diz emocionada. “Eu só tenho a agradecer a Deus e a toda equipe da Semas que faz essa festa aqui para nossa comunidade”, diz Dona Edna.
Para Dona Joanice Ribeiro dos Santos, esse momento representa muito para os idosos. Aliás, tudo. “Tudo, tudo, porque tem a solidão, a falta de convivência com familiares, já que cada um está cuidando de sua particularidade. Aí, tem a Semas, através do CCPI, que nos acolhe, nos conforta e nos dá este abraço que é o presente do Papai Noel para nós. E essa dedicação é o ano inteiro, Cada uma de nós sabe como o coração está abastecido e a mente feliz por estar nesse momento e em todos os outros aqui no Centro de Convivência”, afirma ela.