Em uma parceria com o Projeto de Extensão IDOMED da Faculdade Estácio, neste sábado (18), a Policlínica Municipal atendeu 137 pessoas, entre elas, da comunidade LGBTQIAPN+ em uma ação conjunta com as secretarias municipais de Assistência Social (SEMAS) e de Saúde (SESAU).
O IDOMED é vinculado ao Instituto de Educação Médica e inclui parcerias com hospitais e policlínicas. A atividade de hoje é resultado de uma inquietação da comunidade acadêmica da Estácio, pela necessidade de um atendimento mais direcionado às pessoas LGBTQIAPN+.
A iniciativa contou com a participação ativa de 12 professores, 26 estudantes de Medicina e 1 técnica de laboratório. Durante as atividades, diversos procedimentos foram realizados para atender às necessidades da comunidade, incluindo:
– 22 atendimentos de ginecologia com a equipe especializada em Saúde da Mulher e Saúde da Gestante;
– 19 atendimentos de educação em saúde com a equipe de Clínica Médica;
– 10 atendimentos de psicologia por meio do Café e Prosa;
– 09 atendimentos de pequenas cirurgias com a equipe de Clínica Cirúrgica.
Além disso, foram realizados 53 testes rápidos de HIV/Sífilis pelo SAE/CTA, aplicadas 20 doses de vacina pela equipe da Policlínica e realizados 4 atendimentos do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Santíssimo Sacramento.
O prefeito Joaquim Neto enfatizou a importância dessas iniciativas para garantir o acesso a cuidados médicos que levam em consideração as necessidades específicas da comunidade LGBTQIAPN+. Ele ressaltou o quão “é crucial que os serviços de saúde sejam culturalmente competentes e sensíveis às questões de gênero, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para todos.”
Fotos: Roberto Fonseca