1ª Semana de Atenção à Saúde do Trabalhador reúne profissionais da área e representantes das instâncias municipais em sessão na Câmara de Vereadores

3 de maio de 2018, 17:09

A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), promoveu, na manhã desta quinta-feira (3), uma mesa na Câmara de Vereadores para discutir formas de proteção à saúde do trabalhador e ações que possam fortalecer as condições de trabalho no âmbito municipal.

A iniciativa, que abre as atividades de maio, logo após o feriado do Dia do Trabalhador, conta com apoio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST), e prevê a realização de palestras e dinâmicas voltadas a servidores municipais, sindicatos, empresários, estudantes e trabalhadores em geral até esta sexta-feira (4).

De acordo com o Secretário de Saúde, Moacir Lira, a ação será apenas a primeira de muitas atividades que deverão ser desenvolvidas no setor para potencializar o atendimento à saúde do trabalhador. “Saúde do trabalhador atravessa diversas áreas e é muito importante trazer visibilidade para esse assunto. Levem as reflexões para os espaços de debate”, pontuou durante a sessão na Câmara.

A mesa contou também com a participação do Ouvidor Municipal, David Ribeiro, da diretora de Vigilância em Saúde, Catarina Dantas, da coordenadora do CEREST, Angélica Schramm, de Jacea Santiago, do Núcleo Regional de Saúde, de Joseane Oliveira, representante do sindicato de trabalhadores, e dos vereadores Roberto Torres e Ozeas Menezes. Estiveram presentes ainda os vereadores Luciano Sérgio e Thor de Ninha.

Representando o prefeito Joaquim Neto, David Ribeiro salientou que a 1ª Semana de Atenção à Saúde do Trabalhador faz parte de um conjunto de ações da atual gestão que prioriza a preocupação com o servidor. Catarina Dantas, diretora da Vigilância, destacou a importância da melhoria das condições de trabalho em todas as estruturas e comentou sobre a necessidade de fortalecimento da rede pública. De acordo com Jacea Santiago, do Núcleo Regional de Saúde, “discutir saúde do trabalhador é repensar a história”. Durante a sessão, ela discorreu sobre a necessidade de se minimizar os riscos à exposição e de se discutir políticas de saúde que respondam aos questionamentos sobre doenças ocupacionais.

Para Angélica Schramm, coordenadora do CEREST, é necessário ampliar o espectro de discussões. Segundo ela, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Alagoinhas abrange uma microrregião de 18 cidades para atuar em linhas de acolhimento, fiscalização, assistência, educação permanente, projetos, pesquisas e divulgação. “Precisamos do empenho para reabilitar, readaptar e olhar para o trabalhador, da assistência à vigilância”, afirmou.

Alagoinhas é um dos 15 municípios, entre os 417 do estado, a contar com a unidade regional especializada. O CEREST faz parte do Sistema Único de Saúde e tem como objetivo atender a questões relativas à saúde dos trabalhadores, promovendo ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida por meio da prevenção de acidentes.

No município, os atendimentos do Centro de Referência Regional são realizados no Parque José Dórea, 36, e podem ser atendidos trabalhadores formais dos setores público e privado, trabalhadores autônomos, informais ou trabalhadores desempregados acometidos de doença relacionada ao trabalho anteriormente realizado. Para a consulta, é necessário apresentar documento de identidade, carteira de trabalho, cartão do SUS, atestados médicos, exames e comprovante de residência.

tenção à Saúde do trabalhador