2º dia de atrações da Virada Cultural movimenta a praça Conselheiro Rui Barbosa em Alagoinhas

17 de dezembro de 2018, 17:54

Arte, cultura, música, performance e diversidade na praça pública. Quem passou por Alagoinhas neste final de semana encontrou uma opção diversificada de atrações gratuitas, no centro da cidade. De hip hop a samba de roda, a 2ª Virada Cultural do município reuniu bandas de diferentes gêneros musicais, artistas, produtores culturais, instrumentistas, entusiastas e comunidade em uma programação diversificada.

Foto: Bigu Góes

O foco, este ano, foi a valorização dos artistas da terra, com reconhecimento à produção local e uma grade eclética de apresentações.

No domingo (16) – após a apresentação do convidado especial da edição, Gerônimo Santana, que subiu ao palco na noite de sábado para encher de axé e energia o centro da cidade, contagiando o público –, o agito continuou.

Quem trouxe a música logo cedo, iniciando os trabalhos musicais, foi a banda Canvas, e a animação veio antes, a partir da 8h, quando instrutores do programa “Mova-se”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), reuniram comunidade, grupos e participantes da iniciativa para um aulão de Zumba na Praça Conselheiro Rui Barbosa.

Foto: Bigu Góes

No total, cerca de 50 pessoas se exercitaram no local logo cedo, dando continuidade à programação prevista.
A dança chegou por volta das 14h, com o Samba de Roda tradicional da banda Quixabeira da Matinha, que veio embalado pelo batuque, pela cuíca e pela percussão do xequerê (ou agbê), como é conhecido o instrumento musical feito de cabaça.

Foto: Ana Maria Simono

O grupo, que tem mais de 30 anos de história, veio diretamente da zona rural de Feira de Santana, celebrando as heranças da cultura popular no palco da praça pública, em Alagoinhas.

“Estou achando ótimo, porque não é sempre que a gente vê esse tipo de movimento na cidade. Isso me agrada muito”, disse o morador Rosivaldo Pereira, que assistiu aos shows da Virada.

Para Manoel Messias, que também esteve na festa, além de ser um atrativo para o público, o evento traz visibilidade aos artistas locais. “Tem muitos artistas da cidade que precisam mostrar a cara, mostrar seu trabalho, então é muito importante”, pontuou.

A vice-prefeita do município e secretária da pasta de Cultura, Iraci Gama, destacou que a marca que a Administração do prefeito Joaquim Neto deixa, nas festividades natalinas, é justamente de valorização da cultura local. “A gente vai repetindo os estilos, mas variando as bandas para que todos tenham a oportunidade. É um momento de unir repertórios, gêneros musicais, artistas, músicos, justamente para favorecer as trocas culturais em um palco de compartilhamento, interação e energia. É uma oportunidade de você reunir diferentes campos da arte, juntando e oferecendo condições de uma apresentação de qualidade”, afirmou.

Patrocinada pelo município, com apoio do Fundo Municipal de Cultura e do Conselho de Cultura de Alagoinhas, a 2ª Virada Cultural se estendeu até o fim da tarde deste domingo.

Quem levou os shows tarde adentro, convocando o público para a festa, foram as bandas Caffé Pitta e Turma do Bid, com uma mistura de canções consagradas e hits badalados entre o público jovem.

Foto: Ana Maria Simono

A SECET informou que a efervescência continua, apesar do encerramento de atividades no palco. É que, dando continuidade aos festejos natalinos, a secretaria realiza, a partir das 19h, nesta segunda-feira (17), a abertura da Exposição Comemorativa dos 40 anos do Movimento Cultural de Alagoinhas, que permanece na praça Conselheiro Rui Barbosa durante toda a semana, até sexta-feira.