Nesta sexta-feira (29), a Faculdade UNIRB foi palco da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) 2023. Mais de 400 alunos dos 5ºˢ ano do Ensino Fundamental, de escolas do município, participaram da formação.
O Proerd é um programa educacional desenvolvido por meio da parceria entre Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e a Polícia Militar. Através de aulas que duram aproximadamente três meses, os alunos recebem um certificado do programa. O programa oferece orientações sobre o bullying, violência doméstica, pedofilia, drogas, entre outros.
“Com muita emoção, falo da formatura do Programa Educacional de Resistência à Droga as Drogas e a Violência, o PROERD. E vendo essas essas 415 crianças fazendo o juramento que as mantém longe das drogas e da violência, meu coração transborda de tanta alegria e na certeza de que vale a pena o esforço de todos os envolvidos aqui, pois nossas crianças são sementes de transformação”, afirmou o tenente coronel PM João Himério, comandante do 4º Batalhão de Polícia de Alagoinhas.
Em 2023, são 07 escolas municipais participando do projeto, são elas: Escola Municipal Irene Andrade; Escola Municipal Marco Maciel; Escola Municipal Miguel Fontes; Escola Municipal Miguel Calmon; Escola Municipal Menino Jesus; Escola Municipal Pedro Furtado e a Escola Municipal Santa Terezinha. Durante a cerimônia, crianças com as melhores notas receberam um brinde como forma de reconhecimento.
“De fato é muito importante para que a gente possa trazer informação, formação e moldar parte da personalidade e do caráter das nossas crianças. O contato com a temática das drogas, do saber dizer não às drogas, da postura, do respeito, isso é muito relevante para formação dessas crianças. A nossa Secretaria Municipal de Educação é realmente muito grata”, agradeceu o secretário de Educação, Gustavo Carmo.
Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Roberto Torres; o tenente coronel Maurício Sodré Santana; o major PM Dantas; a subsecretária Keite Maria; a coordenadora pedagógica Siane Cristina; a diretora Klivia Valverde; a diretora da UNIRB Ana Maria Costa e a a diretora de Ensino e Apoio Pedagógico, Suyane Pinho.
Fotos: Roberto Fonseca/ SECOM