![](https://www.alagoinhas.ba.gov.br/wp-content/uploads/2019/04/WhatsApp-Image-2019-04-24-at-19.31.39-1024x678.jpeg)
Foto: Roberto Fonseca
Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, foi realizada, nesta quarta-feira (24), no Centro de Cultura de Alagoinhas, a 4ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa. Promovido pelo Território Litoral Norte e Agreste Baiano, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), o evento contou com a participação de cerca de 400 representantes de 18 municípios do território, e teve como objetivo discutir ideias para maior inserção dos idosos nas atividades da sociedade e políticas públicas para a pessoa idosa. Além da discussão em torno do tema central, a conferência serviu para eleger as prioridades e os delegados que irão representar este público na 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, agendada para os dias 30 e 31 de julho, em Salvador.
A solenidade contou com a presença de autoridades, entre elas, o secretário de Desenvolvimento Social, Alfredo Menezes, representando o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, o secretário de Assistência Social de Ouriçangas, Adauto Ferreira, Neide Sales, a presidente do Conselho do Idoso Municipal, Maria Regina, Edna Ferreira, representando a Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia. (SEPLAN ), Neide Sales, representando o Colegiado do Território , Capitão Viana, representando o 4º BPM, o presidente da Comissão de Saúde, Assistência Social, Saneamento e Meio Ambiente e do Direito do Idoso, vereador Luciano Sérgio, secretários de outros municípios, além de toda a equipe da SEMAS, representantes de conselhos municipais e de organizações da sociedade civil.
![](https://www.alagoinhas.ba.gov.br/wp-content/uploads/2019/04/WhatsApp-Image-2019-04-24-at-19.30.34-1024x678.jpeg)
Foto: Roberto Fonseca
Aos presentes, o secretário da SEMAS, Alfredo Menezes ressaltou a relevância do encontro para que sejam geradas ações públicas voltadas ao bem-estar social. “ E neste momento não podemos jamais esquecer as pessoas de mais idade. Estas devem se fazer ouvir e apresentarem as suas prioridades. Mas este é um trabalho que precisa ser constante, merece toda nossa atenção e contar cada vez mais também com a participação ativa da sociedade”, disse o secretário.
![](https://www.alagoinhas.ba.gov.br/wp-content/uploads/2019/04/WhatsApp-Image-2019-04-24-at-19.30.02-1024x678.jpeg)
Foto: Roberto Fonseca
“O número de idosos no país não para de crescer. Em 2000, éramos 17 milhões e em 2030, o Brasil terá a população mais idosa do mundo.Os desafios são muitos e é necessário que tomemos consciência para enfrentarmos o nosso dia a dia. A Constituição Federal de 1988 possibilitou a participação direta na elaboração e implementacão de políticas públicas, através de conselhos deliberativos, e é por isso que estamos aqui”, pontuou Maria Regina, presidente do Conselho Municipal do Idoso, que atua em Alagoinhas desde 2004.
![](https://www.alagoinhas.ba.gov.br/wp-content/uploads/2019/04/WhatsApp-Image-2019-04-24-at-19.32.09-1024x678.jpeg)
Foto: Roberto Fonseca
As atividades começaram pela manhã com credenciamento, café da manhã, abertura solene com formação da mesa de autoridades e plenária de leitura do regimento para aprovação. Em seguida, o professor, pesquisador e Coordenador Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento Saudável e Ativo e coordenador do UATI da Universidade de Conceição do Coité, Henrique Valença realizou a palestra Magna com o tema geral do evento. Dentre outros temas, Henrique discorreu sobre o papel do idoso na efetivação do controle social na geração e implementação de políticas públicas. “O idoso do século XXI é aquele que veio do seculo XX, lutou pela democratização, mas que com o tempo, se acomodou. A longevidade é hoje uma realidade e se a demanda não sair da população, o executivo e o legislativo não podem atender. O nosso maior desafio é mobilização, o idoso está precisando reconhecer seu protagonismo na história e contribuir para a construção de uma qualidade de vida melhor para as futuras gerações”, afirmou o palestrante.
A programação da conferência também contou com apresentações do Grupo de Convivência Felizidade, do Coral da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da Uneb e do Projeto ” Mova-se”.
![](https://www.alagoinhas.ba.gov.br/wp-content/uploads/2019/04/WhatsApp-Image-2019-04-24-at-19.29.45-1024x678.jpeg)
Foto: Roberto Fonseca