800 toneladas distribuídas: pelo 2º ano consecutivo, Prefeitura realiza a maior entrega de adubo orgânico às comunidades da zona rural de Alagoinhas

7 de agosto de 2018, 11:22

Depois de passar pelas localidades do Encantado, do Quizambu, de Sauípe, Novo Paraíso, Conceição I, Conceição de cima, Rio Branco, Riacho da Guia (Baixão), comunidade do Borges, Espuma, Calu, Tombador e Papagaio I, a Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), segue fazendo a distribuição de adubo orgânico às comunidades rurais.

No total, serão 800 toneladas distribuídas pela gestão, fechando o segundo ano consecutivo com a maior entrega de adubo orgânico realizada na zona rural de Alagoinhas.

De acordo com o secretário da pasta, Geraldo Almeida, a iniciativa busca incentivar o pequeno produtor rural, visando à melhoria da estrutura física dos solos semi-arenosos para o fortalecimento da agricultura familiar. “Mesmo com orçamento limitado, estamos tentando prover os agricultores do que eles mais necessitam. Por isso, temos como foco a entrega de adubo, a entrega de sementes e a recuperação de estradas rurais para o escoamento da produção. É uma ação que as gestões anteriores nunca fizeram e que virou realidade no governo do prefeito Joaquim Neto. São, no total, 40 caminhões de adubo chegando à zona rural. Tem sido um desafio diário, mas seguimos trabalhando a todo o vapor para fortalecer esse segmento de desenvolvimento da região que é a agricultura familiar”, afirmou.

Segundo ele, a medida faz parte do programa “Fertilizar o Solo”, executado pelo poder público municipal através da SEMAG. De acordo com o secretário, as 800 toneladas de adubo do tipo “cama aviário” deverão beneficiar, ao final da distribuição, 43 associações de agricultores, contemplando mais de 1300 associados.

A Secretaria informou ainda que, além do adubo, deve iniciar, esta semana, a distribuição de 5 mil quilos de feijão de corda aos produtores rurais, em mais um recorde de desempenho da Administração Pública. “São sementes de alta qualidade trazidas do Mato Grosso e registradas no Ministério da Agricultura. A Prefeitura nunca fez isso. Estamos trabalhando incansavelmente para melhorar a qualidade de vida do trabalhador rural”, destacou Geraldo Almeida.

Para o prefeito Joaquim Neto, é mais uma ação que impulsiona o desenvolvimento do campo. “São dois caminhões de adubo que chegam à nossa zona rural todos os dias e agora também sementes de qualidade que serão distribuídas. Isso nunca aconteceu desta forma aqui em Alagoinhas, mas faz parte do nosso trabalho de valorizar a agricultura familiar, fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade”, pontuou.

A agricultura familiar é responsável hoje pela renda de 40% da população economicamente ativa do país e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo, se caracterizando como um forte pilar do desenvolvimento nas unidades da Federação.

Em Alagoinhas, a SEMAG comunicou que a quantidade distribuída de adubo e de feijão a cada associação será estipulada de acordo com o número de agricultores ativos na lavoura e considerando a importância da localidade na economia agrícola do município.