A comunidade de Estevão “Faz Bonito” na Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes

19 de maio de 2021, 16:58

Foto: Roberto Fonseca

A comunidade de Estevão, na zona rural de Alagoinhas, conhecida pelo cultivo de hortaliças, também está participando da campanha Faça Bonito. À convite da Associação de Moradores e Agricultores, a equipe da Secretaria de Assistência Social esteve na sede da entidade, na tarde desta quarta-feira (19), para fazer uma palestra sobre o “Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes”.

Cerca de 800 pessoas residem em Estevão. Para a presidente da Associação de Moradores, Valdicleia Pereira Santos, “as crianças, adolescentes e toda a família precisam ser sabedores das coisas que acontecem nesse mundo tão cruel. Existem muitos casos de crianças sendo machucadas, adolescentes estupradas, então, pra gente é um prazer receber a SEMAS para fazer essa palestra em nossa comunidade”.

Foto: Roberto Fonseca

Valdiceia também disse que, a partir dessa atividade, as mães, pais e responsáveis poderão observar com mais atenção qualquer comportamento suspeito nas crianças e jovens, “como chegam da escola, porque podem estar agressivos, então, tudo isso é um meio de fazer a descoberta de algum acontecimento suspeito”.

De acordo com Leidiane Rocha, da Coordenação de Proteção Social Especial da SEMAS, a mudança de comportamento é um dos maiores indicativos do abuso, assim como o surgimento de hematomas no corpo e genitália da criança ou adolescente. “O mais importante dessa campanha é a gente falar da denúncia, pois temos o Disk 100, onde é possível relatar casos que se tenha conhecimento sem precisar se identificar, pois muitas pessoas têm receio de falar e sofrer alguma represália”.

Ela ainda informou que é possível procurar o Conselho Tutelar ou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), órgãos que fazem o acompanhamento dos casos denunciados.

CONSELHO TUTELAR: (75) 3423-8385
CREAS: (75) 3163-1017