Seguindo com a programação da 3ª edição da Campanha Abril Laranja, começou nesta quinta, 11, uma feira de adoção de animais, voltada ao incentivo da adoção responsável à conscientização contra os maus-tratos de animais. Organizado pelo Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA), o evento reuniu a comunidade no estacionamento da Prefeitura, com diversas atrações, incluindo exposição de artesanato, estandes de clínicas veterinárias, produtos pets e vacinação antirrábica, realizada pela equipe da Vigilância em Saúde.
Com a presença do público logo no início do evento, a primeira adoção não demorou a acontecer. O primeiro a levar um novo companheiro para casa foi o editor de vídeos João Paulo Vaz, que adotou uma cadelinha e logo deu a ela o nome de Rubi. “Eu vim dar uma olhada e acabei me apaixonando por ela. Já tenho outros bichinhos em casa e acho que posso cuidar bem e dar uma casinha nova para Rubi”, contou, enquanto recebia orientações da equipe organizadora.
“A gente sabe que os animais que ficam na rua costumam sofrer bastante com as ações humanas. Eventos como esse ajudam a conscientizar as pessoas sobre a adoção e a evitar os maus tratos”, completou João. Para finalizar o processo de adoção, todos os novos tutores assinaram um termo de responsabilidade.
Para o secretário Djalma Santos, da SDRA, o evento reforça o compromisso da gestão com o bem-estar animal e o apoio às entidades que apoiam a causa. “A Campanha Abril Laranja é uma forma de sensibilizar a população sobre os cuidados e a responsabilidade que temos com os animais. A feira de adoção foi amplamente divulgada, para que todos pudessem prestigiar essa ação que transforma realidades – tanto dos animais, quanto das famílias que os recebem”, afirmou.
A SOS Animais foi uma das entidades que participou da feira e disponibilizou animais acolhidos para adoção responsável. Reunindo cerca de 50 protetores, a ONG atua lutando por políticas públicas que amparem os animais e oferecendo abrigo, cuidado e alimento para bichinhos em situação de abandono.
A técnica de enfermagem Selma Pimentel, secretária da SOS Animais, afirmou que “é muito importante ter essa campanha inserida no calendário oficial do município, para chamar a atenção de toda a população para o tema da proteção animal. que Além da organização da Prefeitura, ONGs e protetores independentes tem uma importante participação no evento papel essencial na organização.
A feira de adoção continua neste sábado, 12, das 9h às 13h. A campanha Abril Laranja, que teve auxílio de emenda destinada pela vereadora Luma Menezes, segue ao longo do mês de abril, com outras ações alusivas ao combate à crueldade contra os animais.
Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas