Ação integrada entre Executivo e Legislativo promove oficina de acesso ao crédito para mulheres, negras e negros empreendedores

24 de julho de 2023, 13:12

Ter acesso a linhas de crédito é uma das formas de iniciar ou colocar combustível nos negócios. A fim de promover o conhecimento a respeito desse tema, uma oficina para empreendedores negros, negras e mulheres empreendedoras foi realizada, nesta segunda-feira (24), no Centro de Cultura de Alagoinhas.

A iniciativa foi da vereadora Juci Cardoso, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, o Desenbahia, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (SEPROMI) e a Prefeitura de Alagoinhas, por meio das Secretarias de Assistência Social (SEMAS) e de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA). O evento, que teve foco nas linhas de crédito do Desenbahia, contou com a participação da secretária Ângela Guimarães (SEPROMI).

De acordo com a edil, “o nosso potencial empreendedor foi o que motivou este projeto que traz linhas de crédito específicas, com juros especiais bem abaixo do mercado, e que servem para impulsionar os negócios dessas mulheres que empreendem na nossa cidade”.

Ainda segundo Juci Cardoso, uma das maiores dificuldades nos pequenos negócios é conseguir o financiamento. “Existe essa necessidade para que aquilo que se pensa saia do papel. Por isso, essa oficina tem o objetivo principal de potencializar esses negócios, e é algo que a Procuradoria da Mulher vem fazendo, ao longo desses últimos dois anos, com a vereadora Luma Menezes, a vereadora Jaldice Nunes e a vereadora Raimunda Florêncio”.

Promover autonomia, sobretudo para as mulheres negras que enfrentam as grandes barreiras do racismo estrutural, é uma das formas de promover a sustentabilidade nos negócios. Assim definiu a Coordenadora de Empreendedorismo Negro da SEPROMI, Tamires Santos. “Uma das maiores dificuldades é esse acesso ao crédito e queremos difundir as políticas públicas que o Estado tem a partir de uma Lei do Empreendedorismo”.

Segundo o Secretário Bruno Fagundes (SEDEA), “a oferta de crédito pelas instituições tradicionais, como as bancárias, sempre foi muito limitada. Programas como esse, do Governo do Estado, que democratizam o acesso ao crédito, é uma contrapartida social para que as pessoas tenham transformações de vida. O crédito, quando bem aplicado, com um planejamento adequado, é extremamente salutar”.

A Coordenadora de Política de Proteção à Mulher da SEMAS, Rhane Paula, por sua vez, salientou que esta é uma agenda integrada, “que abre um leque de possibilidades para o empreendedorismo, em que a informação de qualidade e o incentivo são fundamentais”.

Ela ainda citou a ação Julho Pretagonista, realizada em parceria com a Coordenação de Política de Promoção da Igualdade Racial, que coloca os holofotes nas mulheres negras. “Precisamos desse lugar, desse palco, para promover espaços de poder, de diálogo e de informação”. O Coordenador de Política de Promoção da Igualdade Racial da SEMAS, Leandro da Silva Santos, também esteve presente na oficina.

Fotos: Roberto Fonseca