Ações de combate à Dengue, Zika e Chikungunya são intensificadas nos bairros de Alagoinhas

29 de maio de 2020, 17:50

A Prefeitura intensificou o trabalho de combate a arboviroses, no município, paralelamente às medidas de enfrentamento ao coronavírus; mobilizadas, as equipes atuam nos bairros com realização de bloqueios, fiscalização de depósitos e terrenos baldios, inspeções e pulverização espacial com bombas motorizadas.

Esta semana, as ações chegaram ao Barreiro, ao Jardim Imperial, ao centro da cidade e, em Santa Terezinha, profissionais realizam o bloqueio para eliminar o mosquito vetor.

Foto: Divulgação/SESAU

“A melhor forma de evitarmos a doença é impedindo que o Aedes aegypti se prolifere. Nossas equipes realizam ações contínuas, com pulverização nos logradouros adjacentes às áreas onde foram registrados casos de arboviroses. Mais do que nunca, pedimos aos moradores que cuidem dos seus quintais, que eliminem recipientes para evitar o acúmulo de água parada”, reforçou a coordenadora do setor de endemias, Telma Pio, que salientou a importância do envolvimento da população para a efetividade das ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

A secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, acrescentou que as equipes seguem continuamente em campo, com controle vetorial, ações de conscientização e tratamento perifocal, mas reforçou também a importância do apoio dos moradores no que se refere ao descarte correto de materiais para evitar criadouros positivos do mosquito. De acordo com as equipes de combate a endemias, o período chuvoso favorece a proliferação do Aedes aegypti e, por isso, são necessários cuidados redobrados.

Foto: Divulgação/SESAU

Em campo, os agentes trabalham com equipamentos de proteção individual e as visitas domiciliares estão restritas à área externa, no caso de residências com moradores idosos, gestantes ou com circulação de crianças, conforme estabelecido em portaria ministerial.

Segundo a SESAU, ações estratégicas da Comissão Interinstitucional de Combate à Dengue, com representantes das secretarias municipais, estão previstas, nos próximos dias, para a fiscalização e notificação de depósitos e estabelecimentos que estejam descumprindo as orientações.