Ações informativas sobre o Programa Família Acolhedora são realizadas pela SEMAS

24 de novembro de 2023, 15:14

A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realiza ações informativas, entre os dias 23 e 26 de novembro, para conscientizar a população sobre o programa “Família Acolhedora”.

O “Família Acolhedora” é uma iniciativa destinada a acolher temporariamente crianças e jovens entre 0 e 18 anos que necessitam de um lar provisório.

O objetivo, além de fornecer abrigo, é criar condições para um futuro mais estável e acolhedor para os menores assistidos pelo programa.

A abertura das ações informativas ocorreram durante a quinta-feira (23), na Paróquia Catedral de Santo Antônio e na Igreja Batista Nova Jerusalém, e no Centro da cidade, na sexta-feira (24), em um rolê com profissionais da SEMAS.

Rita de Cássia, Coordenadora de Políticas de Proteção à Criança e ao Adolescente da SEMAS, explicou que a escolha do local foi motivada devido à maior concentração de pessoas: “no Centro, as pessoas geralmente estão acompanhadas de familiares, sendo propício para sensibilizar o público sobre o programa”, ressaltou.

Para se tornar uma família acolhedora é necessário atender a critérios específicos. Primeiramente, como não buscar o programa com interesse em adoção, ter mais de 18 anos, residir em Alagoinhas e se comprometer a participar de todas as etapas de formação e acompanhamento propostos pelo serviço.

Além do aspecto humano, é concedido a família acolhedora um auxílio financeiro no valor de um salário mínimo. O período inicial de acolhimento é de 6 meses, podendo ser prolongado conforme a situação.

É importante destacar que o acolhimento não está relacionado à adoção, sendo temporário e realizado com total segurança, onde cada família passará por capacitação para garantir o bem-estar da criança acolhida.

Fotos: Roberto Fonseca