Ações integradas reduzem em 70% o índice de ocorrências de furtos e roubos na Central de Abastecimento

24 de maio de 2019, 14:20

Os índices de ocorrências registradas na área da Central de Abastecimento foram significativamente reduzidos, desde o segundo semestre do ano passado, de acordo com dados da Delegacia de Furtos e Roubos de Alagoinhas.

O resultado positivo – uma queda de cerca de 70% nas queixas e casos registrados junto à delegacia – é consequência, segundo o delegado Antônio Luciano, de um conjunto de ações integradas desenvolvidas entre Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Secretaria Municipal de Agricultura, além da diretoria da Central de Abastecimento, que tem promovido gradativamente o reordenamento do espaço.

Com operações conjuntas realizadas rotineiramente no local, três forças policiais operando, de forma regular, nos dias de maior movimento, e estratégias de segurança pública adotadas, o número de ocorrências despencou.

Foto: Divulgação

“Atribuímos essa redução às ações integradas, ao apoio da Prefeitura, à parceria com a segurança privada e também às campanhas realizadas, com orientações, formas de condutas e medidas que cada cidadão pode adotar para diminuir a suscetibilidade em questões de segurança”, pontuou o delegado Antônio Luciano.

Segundo o diretor da Central de Abastecimento, Osvaldo Cruz, a melhoria não foi isolada. Além da segurança, aspectos como limpeza, estacionamento e trânsito também apresentaram avanços que refletiram positivamente no faturamento dos permissionários.

Com um ambiente estrutural e fisicamente mais organizado, a intenção, de acordo com o diretor da Central de Abastecimento, é conquistar números ainda mais promissores.

Em reunião realizada entre o capitão Luiz Pinto, comandante do 4º BPM, o secretário municipal de agricultura, Geraldo Almeida, o secretário municipal de serviços públicos, Edmilson Figueiredo, o superintendente municipal de transporte e trânsito, Major Alberto Menezes, a comandante da GCM, Renata Fortaleza, o delegado titular da Furtos e Roubos, Antônio Luciano, e o diretor da Central, Osvaldo Cruz, as categorias debateram formas de atuação exitosas e melhorias que garantam ainda mais eficácia na segurança pública, não só da região da Central, mas de outras localidades do município.

Foto: Divulgação

Novas propostas, como a instalação de um sistema de videomonitoramento como um processo mais eficaz de vigilância do patrimônio público da Central, também estão sendo debatidos pela Administração.