Acolhimento em saúde: Prefeitura realiza ação com gestantes de risco na Policlínica

22 de maio de 2019, 18:10

Recebidas com música e café da manhã, na Policlínica Municipal, gestantes de alto risco participaram, nesta quarta-feira (22), de uma ação com ginástica laboral, palestras e orientações nutricionais.

A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Saúde, que tem implementado ações e visa garantir um atendimento qualificado à população, atentando também para o cuidado humanizado. Segundo a equipe técnica da secretaria, a ação foi organizada com o intuito de esclarecer dúvidas, orientar, explicar, aproximar o diálogo e acolher as gestantes de risco.

Foto: Roberto Fonseca

“Iniciamos um processo de trabalho diferente. Estamos aqui para ouvir o que elas têm a dizer e também para orientar, para conversar abertamente, entender as dificuldades e trazer soluções efetivas. Quero o melhor para as nossas mães e é um atendimento digno, qualificado, que vamos oferecer a elas aqui no município”, ressaltou a secretária de saúde, Rosania Rabelo.

Foto: Roberto Fonseca

Voltada às gestantes com quadro clínico que eleve o perigo da gestação, possuam doenças crônicas e/ou tenham histórico que possa levar a complicações para a mãe ou para o bebê – e com o intuito de minimizar esses riscos –, a ação contou ainda com indicações nutricionais sobre cuidados com a alimentação, hábitos saudáveis e a importância da amamentação.

A médica obstetra, Rosália Carvalho de Souza, esclareceu dúvidas das mães e discorreu sobre boas práticas em obstetrícia, salientando procedimentos, responsabilidades, vivências e mudanças metabólicas no estado temporário de gravidez.

Foto: Roberto Fonseca

Quem também contribuiu com a atividade foi a coordenadora da Unidade de Reintegração Funcional, Jaira Lopes Costa Moreira, que falou sobre sua experiência pessoal enquanto gestante de alto risco, há 6 anos, e conduziu os exercícios físicos propostos na ação desta quarta-feira.

Entre as gestantes que participaram, o resultado foi positivo. “Achei muito boa a ação. Gostei de tudo, da palestra da nutricionista, da fisioterapeuta, da médica. Eu tenho rim pélvico e, desde o início, estou fazendo o acompanhamento. Meu atendimento tem sido maravilhoso, tudo perfeito. Comecei através do posto de saúde do Barreiro, me encaminharam pra cá [Policlínica] e eu estou sendo atendida pela Dra. Rosália, que atende super bem. Estou muito ansiosa para a chegada do bebê”, comentou Neilma dos Santos Pereira, mãe de 1ª viagem, com 8 meses de gestação.

Foto: Roberto Fonseca

Bruna Rafaela Mendes Pereira, que espera o 3° filho, também gostou da iniciativa. “Pra mim, todas as minhas gestações sempre foram maravilhosas, fui sempre muito bem atendida, não tenho do que reclamar. Com a Dra. Rosália, é maravilhoso. Minha família é de Alagoinhas, mas meu esposo é de Riacho, então faço acompanhamento lá e cá. Gostei de como foi explicado tudo super bem hoje. Maravilhoso!”, relatou.

Foto: Roberto Fonseca

Após as atividades, as gestantes participaram de um sorteio e receberam brindes para os bebês.

A Secretaria Municipal de Saúde enfatizou a importância de realização do pré-natal e do acompanhamento médico manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê. A previsão, segundo a equipe técnica, é de que novas ações, com palestras, atividades e atendimento multidisciplinar sejam realizadas já nos próximos meses.

As gestantes de alto risco seguem em acompanhamento pela Policlínica Municipal.