Alagoinhas alcança meta e avança em cobertura vacinal, com mais de 90% dos idosos imunizados contra Influenza

17 de abril de 2020, 21:38

Poucos dias após iniciar a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, Alagoinhas alcançou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), com relação à população acima de 60 anos, grupo prioritário da ação iniciada em março. No total, 13.408 idosos foram imunizados no município, uma marca de mais de 90% dos 14.871 previstos desse público, para a imunização contra gripe na cidade.

O avanço em cobertura vacinal é significativo: com ações estratégicas, pontos volantes, esquema Drive Thru, de imunização rápida no interior dos veículos, ampla divulgação, deslocamento para aplicação da vacina em idosos dos lares e instituições de longa permanência, além de vacinação in loco, na zona urbana e rural, para pacientes acamados, as equipes de saúde de Alagoinhas saíram na frente e conquistaram um resultado efetivo.

Foto: Roberto Fonseca

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, que direcionou profissionais, este ano, exclusivamente para a imunização, implementando também medidas para evitar a aglomeração nos locais de vacina, o objetivo agora é atingir em totalidade o público, não apenas de idosos, mas também dos outros grupos preconizados pelo Ministério da Saúde.

Foto: Roberto Fonseca

Esta semana, a SESAU ampliou as estratégias e levou a vacinação in loco às instituições de segurança e salvamento, contemplando trabalhadores da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Um cronograma também foi estruturado para a vacinação diretamente no Grupamento de Bombeiros e na sede do Exército, e a Secretaria de Saúde vai atender ainda, com deslocamento de equipes, a motoristas de transporte coletivo e caminhoneiros, incluídos ao esquema vacinal pelo programa de imunizações do Ministério da Saúde.

Paralelamente, a Vigilância do município mantém, na próxima semana, a partir de segunda-feira (20), o sistema de vacinação Drive Thru, sempre das 8h às 12h, na Estação de Transporte Alternativo. Além dos profissionais de segurança e salvamento, dos motoristas de coletivo, dos caminhoneiros, idosos e trabalhadores da saúde, podem ser imunizados, já nesta etapa, indivíduos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais, mediante apresentação de relatório médico, funcionários do sistema prisional, população privada de
liberdade e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, o trabalho continua e as atividades foram intensificadas, com a ação responsável e organizada das equipes, como resposta à alta demanda. Ainda segundo a gestora, o avanço é resultado de um empenho coletivo e faz parte da preocupação constante da gestão municipal em fortalecer a rede de cuidados. “O número é fruto da dedicação das nossas equipes de saúde, incansáveis, que seguem 100% mobilizadas, e também de um trabalho integrado de conscientização, acompanhamento e articulação com a Vigilância. O índice de cobertura vacinal é um importante indicador de saúde pública, e seguimos com frentes de trabalho para atingir o público-alvo”, ressaltou Rosania Rabelo.

Mesmo diante da distribuição fracionada das doses, encaminhadas via Governo Federal e repassadas às cidades pelos estados, a SESAU informa que tem progredido com a imunização dos grupos. Uma nova etapa, que contempla professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos, povos indígenas e pessoas com deficiência começa no dia 9 de maio. A campanha segue até o dia 23/05.

Confira os grupos previstos na 2ª etapa da campanha, que podem receber a vacina: