Alagoinhas celebra o Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha com shows de mulheres pretas

31 de julho de 2023, 09:33

Neste sábado (29), a Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), realizou um evento especial no Mercado do Artesão, com a proposta de celebrar o Dia Internacional da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha, bem como o dia de Tereza de Benguela, ambos comemorados no dia 25 de julho.

A programação, que teve início às 12h e se estendeu até a noite, contou com diversas atrações artísticas protagonizadas por mulheres pretas.

A secretária de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), Iraci Gama, enfatizou a importância da ação: “Hoje nós estamos trazendo artistas negras que se destacam na sociedade, tanto pelo seu potencial de voz, como de declamação, de dança… Então, o evento é importante para a região por ser uma oportunidade de valorizarmos essas mulheres por meio da arte, um instrumento de intervenção social tão necessário”, destacou.

A abertura da programação foi conduzida pela talentosa cantora Nanda Lins, que com uma presença de palco marcante, agitou o público com lindas canções. Em seguida, Yorimá Santana presenteou a plateia com citações de poemas e paródias com muita representatividade.

Nega Su, cantora que também fez parte das atrações, expressou sua gratidão pela oportunidade, ressaltando a valorização da cultura negra em suas músicas: “Essa ação é extremamente importante por reconhecer que a cidade têm talentos, têm pessoas com condições de estarem no palco hoje mostrando para o que vieram. Só tenho a agradecer pela iniciativa da Prefeitura em dar visibilidade às mulheres negras artistas. O meu repertório fala de valorização de pessoas pretas, de quem somos, de onde viemos… Eu falo que faço MPB: “Música Preta Brasileira”. Então, meu repertório é sobre isso”, concluiu.

Dona Gil, 60 anos, marcou presença na festa e com grande animação, compartilhou a sua experiência: “Muito bom, de verdade! Já estou encantada com a primeira atração, imagine com as próximas. Espero que eventos como esse continuem acontecendo na nossa região”.

Ainda, no leque de apresentações, Lucivania Brighto demonstrou toda a sua habilidade e ginga através da dança do ventre. Para encerrar a noite, um show especial da cantora Caffe Pitta animou os presentes.

Fotos: Roberto Fonseca