Referência em todo o estado por ações desenvolvidas e implementadas desde 2017, no âmbito municipal, a Ouvidoria de Alagoinhas participa, esta semana, de um evento nacional realizado em São Luís (MA) para a certificação em tratamentos de denúncias, com foco nos serviços de informação ao cidadão.
O município é o único, do estado da Bahia, a ter uma representação no evento, ministrado por profissionais da Controladoria Geral da União e da Ouvidoria Geral da União e visa trazer, com a experiência no Maranhão, iniciativas promissoras que serão implantadas no interior baiano.
![](https://www.alagoinhas.ba.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/8661be03-055d-4161-ac87-f84972ed9447-1024x576.jpg)
Foto: Divulgação
“Com a Lei n° 13.460, agora em vigor, precisamos dos subsídios necessários para agregar o conhecimento e colocar em prática tudo isso. É uma capacitação importante, que oferece conteúdos específicos necessários ao atendimento de qualidade ao cidadão, que é uma das exigências do nosso prefeito Joaquim Neto. Alagoinhas mais uma vez surpreende, sendo a única cidade da Bahia presente. Então vamos trazer experiências muito importantes, porque estamos trocando ideias para o fortalecimento da rede de ouvidores com projetos iniciaremos já em 2020. A Ouvidoria é um instrumento importante de gestão dentro de qualquer órgão público. Falamos sobre nosso projeto Ouvidoria nos Bairros no evento, a nossa Ouvidoria já é reconhecida em outros estados e fico muito feliz em saber que Alagoinhas já é uma referência. Temos cumprido à risca as orientações do prefeito Joaquim Neto e vamos continuar trabalhando com transparência nas ações para fortalecer, cada vez mais, o vínculo com o cidadão”, afirmou o ouvidor municipal David Ribeiro.
O evento, realizado no Tribunal de Contas da União, em São Luís, segue até esta quinta-feira (23) e conta com a participação do Ouvidor-Geral da União, Valmir Dias.
![](https://www.alagoinhas.ba.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/ca8edfe5-da2d-4b53-a096-d327306686fe-1024x767.jpg)
Foto: Divulgação
Segundo o ouvidor municipal, David Ribeiro, o encontro aborda temas como o tratamento de manifestações, os pedidos de acesso à informação e aspectos de gestão aplicados às ouvidorias públicas. O princípio fundamental, segundo ele, é garantir uma melhoria contínua dos serviços prestados à população.
![](https://www.alagoinhas.ba.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/4bbeb0a8-72cc-4e29-8af6-ee40cfa2b784-1024x767.jpg)
Foto: Divulgação