O município de Alagoinhas foi o único município baiano com um projeto voltado para a garantia dos direitos da Pessoa Idosa aprovado por 3 anos consecutivos. Trata-se do projeto Idoso que Pinta, Canta e Dança, executado pela SEMAS e financiado pelo Banco Santander, através do fundo municipal da Pessoa idosa.
A ação trabalha na perspectiva do protagonismo social e inclusão da Pessoa Idosa na sociedade como ferramenta de cuidados. A iniciativa é executada em 7 Lares de Longa Permanência do município, bem como, nos 5 CRAS e no Centro de Convivência da Pessoa Idosa.
O projeto foi selecionado para representar o Estado da Bahia e consiste em atividades de integração social como: dança, música, artes, inclusão digital, hidroginástica, atividades físicas e lazer.
Como resultado da iniciativa, o Secretário de Assistência Social Rui Costa Brito, juntamente com o presidente do Conselho do Idoso, Edvan Santos, e responsáveis pelo projeto no município foram à Gravatá -PE, no último mês, para representar Alagoinhas e a Bahia no encontro Nordeste.
“Foi o momento ideal para apresentarmos os resultados do projeto e ampliar as discussões para novas ações voltadas para os idosos em nosso município, visando garantir o direito aos cuidados e fortalecimento de vínculos com a população idosa de Alagoinhas”, destacou o gestor da SEMAS.
Fotos: arquivo SEMAS