Alagoinhas já tem mais de 1200 vacinados contra a COVID-19

26 de janeiro de 2021, 19:33

Até o momento, 1207 pessoas receberam a primeira dose da vacina Coronavac, em Alagoinhas. Desde a chegada da vacina ao município, na última terça-feira (19), as equipes de imunização se dedicaram à vacinação de idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência, trabalhadores que atuam nas instituições, pessoas com deficiência e trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia.

Para esta primeira fase, Alagoinhas recebeu 1526 doses da Coronavac, e de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o cronograma de vacinação com esse primeiro lote será concluído ainda esta semana. Desde esta segunda-feira (25), o saldo remanescente dos imunobiológicos está sendo aplicado para contemplar em 100% os trabalhadores da saúde dos hospitais, Maternidade, UPA, Samu e profissionais que atuam em laboratórios que recolhem materiais para exames RT- PCR. O público-alvo não inclui profissionais da área administrativa, de RH e de Ambulatório.

“Vacina de Oxford”

A Secretaria de Saúde também está com sua equipe pronta para iniciar a vacinação com o lote de 1.240 doses da vacina AstraZeneca, produzida pela Oxford/Fiocruz, que chegou ao município neste domingo (24).

Paralelamente à aplicação da Coronavac, nesta primeira etapa, equipes estão sendo estruturadas para a aplicação da “Vacina de Oxford”  nas novas categorias de profissionais recomendados pelo Ministério de Saúde para este momento.

A diferença da AstraZeneca para a Coronavac se dá unicamente no intervalo entre as duas doses. Na produzida pela Sinovac/Butantan é de 4 semanas; na da Oxford/Fiocruz aumenta para 12 semanas.

Seguindo o Plano Municipal de Imunização, a aplicação do novo lote de vacinas tem como foco principal as categorias de trabalhadores de saúde definidas de acordo com a ordem de prioridade.Com a chegada de um novo lote de vacinas, o município partirá para terceira etapa da primeira fase, cuja definição do público-alvo dependerá da quantidade de doses recebidas.