Na última segunda-feira (19), aconteceu, em Conceição da Feira, a última reunião do ano da Câmara da Zona Turística Caminhos do Sertão, da qual participa Alagoinhas, juntamente com Banzaê, Cipó, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Canudos, Irará, Itapicuru, Paripiranga, Santo Estevão,Tucano e Uauá. O município foi representado pela secretária de Cultura, Esporte e Turismo Iraci Gama, acompanhada do Diretor de Turismo Erivaldo de Souza e da Presidente do Conselho de Turismo Francisca Moraes.
As câmaras das zonas turísticas são entidades de governança cujo objetivo é articular o desenvolvimento do setor junto aos municípios participantes, com a elaboração dos planos de desenvolvimento do turismo e o acompanhamento dos projetos nas cidades.
De acordo com a secretária Iraci, a reunião reforçou a necessidade de preparar o Plano Municipal de Turismo, em 2023, cujo objetivo é organizar e definir as estratégias de desenvolvimento turístico de um destino. No caso de Alagoinhas, o Turismo Religioso, Patrimonial, de Negócios e Esportivo são as maiores tendências.
O Diretor de Turismo da SECET Erivaldo de Souza informou que, durante o encontro, teve um momento em foi abordada a necessidade de formação de jovens para atuarem como condutores de Turismo. Alagoinhas saiu na frente e já está com esse projeto em andamento, que deverá ser lançado no primeiro semestre de 2023. “A Diretoria de Turismo irá realizar o curso de formação de condutores de Turismo em espaços culturais para atuarem nos pontos turísticos da cidade, já com planejamento orçamentário designado para a execução da proposta”.