Alagoinhas participa do I Fórum Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador

18 de outubro de 2017, 16:26

Nesta quinta-feira (19) acontece no prédio da FIEB, em Salvador o I Fórum Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador. O evento conta com a participação de 40 municípios, incluindo Alagoinhas, representada pelo secretário municipal de educação, Fabrício Faro, pelo diretor de jornalismo da Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM), Paulo Maneira e pelo diretor de tecnologia, Jorge Félix. “Nossa participação será como ouvinte e estaremos atentos às inovações tecnológicas para oferecer soluções digitais à nossa cidade”, afirma Jorge Félix.

Durante o Fórum os municípios de Feira de Santana, Madre de Deus, Camaçari, Jaboatão dos Guararapes (PE) e Salvador farão apresentação de suas iniciativas digitais. O evento conta com a participação da diretora do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Eloá Mateus, de representantes do Banco do Nordeste orientando sobre captação de recursos para as prefeituras interessadas na implantação de infraestrutura de rede (fibra óptica) e aumento de arrecadação com a linha PMAT – Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos.

Entre os assuntos discutidos no encontro estão; cenário das cidades digitais, construção de cidades inteligentes e políticas públicas federais para as cidades digitais. “Queremos aproveitar a oportunidade para fazer network, buscar inspirações para construção de soluções digitais para Alagoinhas. Facilitar e garantir à população acesso à comunicação, inclusão digital e ferramentas facilitadoras de processos que geralmente são burocráticos na administração pública e podem ser feitos com mais eficácia a partir de soluções práticas de inovação”, aposta Paulo Maneira.