Alagoinhas realiza atendimento em domicílio com o Programa Melhor em Casa

7 de outubro de 2022, 10:44

Desde 01 de setembro a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), vem disponibilizando para a população o serviço de atenção domiciliar.
O Programa Melhor em Casa tem por objetivo atender de forma especializada e humanizada pacientes desospitalizados e pacientes encaminhados pela Atenção Básica que possuem critérios para elegibilidade ao serviço: acamados, acidentados, em uso de sondas ou que precisam de cuidados paliativos, evitando, dessa forma, internações desnecessárias.
São ofertadas pela equipe multidisciplinar no domicílio do paciente, ações de promoção, prevenção e tratamento de doenças, orientação nutricional, atividade ocupacional e reabilitação.
A equipe multidisciplinar é composta por: enfermeiro, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, psicólogo, assistente social e nutricionista.

Como é realizada a elegibilidade para o serviço?

A indicação ao serviço acontece através das unidades de saúde do município, que ficam responsáveis por indicar possíveis usuários através do preenchimento de formulário próprio de captação. A equipe do Melhor em Casa é quem avalia se o paciente corresponde aos critérios do Programa, através de visitas, situação do enfermo e se possui cuidador.