Alagoinhas recebe ministro da Educação, Mendonça Filho, para a inauguração oficial do Instituto Federal Baiano e da Faculdade Estácio de Medicina

27 de março de 2018, 10:10

O município de Alagoinhas recebe hoje (27) o ministro da Educação, Mendonça Filho, para a inauguração oficial do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) e da Faculdade Estácio de Medicina.

A solenidade começa às 15h, no IF Baiano Campus Alagoinhas, que conta atualmente com uma estrutura física dividida em 3 blocos, com mais de 35 salas no setor administrativo, 14 salas de aula da área pedagógica e mais 14 salas para laboratório e apoio, sem contar os espaços de auditório, biblioteca, enfermaria, gabinete, refeitório equipado e área de convivência.

O Instituto faz parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e oferece atualmente os cursos de subsequente em agroindústria, integrado em agroecologia e técnico em vendas (EAD).
De acordo com o Secretário de Educação do município, Fabrício Faro, a presença do ministro evidencia a importância de Alagoinhas frente às ações do Governo Federal. “O IFBaiano é uma conquista não apenas para a cidade, mas para toda a região do litoral norte, pois atende também às cidades do entorno. A unidade conta hoje com 1200 alunos, mas o poder público deve solicitar junto ao ministro, na ocasião, a construção da residência para os estudantes, o que aumentaria significativamente o número de alunos”, afirmou.

A Prefeitura Municipal informou que o poder público de Alagoinhas sempre se mostrou solícito a contribuir para o desenvolvimento da Educação em diversas áreas e comunicou que, através da Secretaria de Infraestrutura, realizou também a pavimentação no campus do Instituto, com a macrodrenagem do canal do refeitório e a pavimentação do acesso à pista da rodoviária, em uma iniciativa conjunta que visa facilitar a mobilidade e melhorar o atendimento aos estudantes.

A inauguração simbólica do IF Baiano, que funciona há mais de 1 ano na cidade, será seguida pela cerimônia da Faculdade Estácio de Medicina, que chega ao município com instalações modernas, laboratórios equipados, simuladores e modelos anatômicos, oferecendo 65 vagas para matrículas.

O evento reúne autoridades locais, representantes da comunidade e gestores. O prefeito Joaquim Neto convidou toda a população alagoinhense para a solenidade e enfatizou que as unidades inauguradas deverão contribuir para a formação dos futuros profissionais do município.