Alagoinhas recebe programa “Educação é da Nossa Conta – Na estrada” do TCE E TCM

7 de outubro de 2023, 14:36

Com o intuito de elevar a qualidade do ensino público, Alagoinhas recebeu, nos dias 5 e 6 de outubro, o projeto “Educação é da Nossa Conta – Na Estrada”. A cidade foi o primeiro município baiano a receber o evento que busca aprofundar os laços e estabelecer o diálogo entre as instituições públicas, autoridades municipais e os cidadãos.

Durante os dois dias foram apresentadas atividades no entorno da educação pública e suas contribuições para a sociedade local, houve minicursos voltados para a formação, capacitação e qualificação técnica maior e mais apurada dos gestores, do controle social, da comunidade escolar, e dos conselhos.

Para o secretário de Educação, Gustavo Carmo, esse é um projeto transformador. “Estamos todos nós aqui reunidos em torno do objetivo de trazer uma educação transformadora, mostrando que a união de tantas instituições é necessária para que possamos garantir direitos e qualidade de ensino para nossos estudantes”, explicou.

O projeto é desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ/BA), o Ministério Público do Estado da Bahia (MPE), a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), o Ministério Público de Contas do Estado da Bahia (MPC), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Estiveram presentes o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Conselheiro Marcus Presidio; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, conselheiro Francisco Netto; o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Nilson Soares Castelo Branco; a procuradora-Geral de Justiça Adjunta para Assuntos Jurídicos do Estado da Bahia, Wanda Valbiraci Caldas Figueiredo. Representando a Procuradora-Geral de Justiça, Norma Angélica Cavalcanti; o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Belarmino Cardoso Neto; a defensora pública geral do Estado da Bahia, Firmiane Venâncio; a procuradora-Geral do Ministério Público de Contas do Estado da Bahia junto ao TCE Bahia, Camila Luz; a procuradora-Geral do Ministério Público de Contas do Estado da Bahia junto ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, Aline Rego; o presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, Prof. Paulo Gabriel Nacif; a coordenadora de Controle Interno da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Luciana Lopes, representando a Secretária da Educação do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro; a secretária Municipal de Educação de Acajutiba e Diretora do território 18 Agreste Baiano, Prof Cristina Matos, representando o presidente da Seccional da UNDIME BAHIA, Anderson Passos dos Santos; a presidente do Conselho Municipal de Educação de Rio Real e Membro do Grupo Gestor da Uncme Bahia, Prof Adeyde Rodrigues, representando a Coordenadora Estadual da UNCME Bahia, Gilvânia da Conceição Nascimento.