Alagoinhas recebe representantes do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia para debater políticas públicas em Encontro do Conselho Municipal

16 de julho de 2019, 12:01

O I Encontro Cultural, promovido pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Alagoinhas, trouxe para o debate, no interior baiano, representantes do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), que se uniram a conselheiros municipais, a pesquisadores e agentes culturais para discutir políticas públicas, espaços culturais, gestão participativa e democratização do acesso à cultura na cidade.

Com rodas de conversas, painéis e debates, o Encontro com conselheiros e suplentes teve também caráter formativo: abordando aspectos técnicos, regimentos, editais e pontos de cultura, o evento teve como objetivo contribuir para que os membros do Conselho, representantes da sociedade civil e da esfera pública, possam exercer suas funções, propondo medidas de estímulo, difusão e valorização da cultura e das manifestações locais.

Foto: Lázaro Zacaríadhes

“Nós, da SECULT, estamos disponíveis para auxiliar, estar junto com as instâncias de participação social, como o Conselho de Cultura, para debater temas relevantes que contribuam para fortalecer a cultura do município e do território. É muito importante a iniciativa do Conselho, que precisa ser parceiro desses espaços”, salientou Wdileston Souza, diretor de espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, que esteve no Centro de Cultura durante o último final de semana para o evento.

Para o presidente do Conselho Municipal, Karlinhos Zambê, as trocas, os compartilhamentos e encontros são fundamentais quando o intuito é pensar coletivamente as políticas culturais. “A gente precisa construir novas ferramentas e dentro do Conselho estamos conseguindo fazer as coisas andarem. Quando eu vejo pessoas procurando o Conselho para levar projeto, é sinal que a informação que não chegava passou a chegar“, disse, durante o Encontro.

A vice-prefeita e secretária municipal de cultura, esporte e turismo, Iraci Gama, também esteve presente no Encontro e ressaltou o importante papel do Conselho de Cultura no que tange à aproximação com os bairros, ao trabalho direto com a comunidade e a tudo o que envolve memória, pesquisa, história e manifestações tradicionais. Ela acrescentou que a Secretaria Municipal está à disposição para ampliar esses debates, ouvir a comunidade e discutir políticas públicas em Alagoinhas.

Além da gestora, participaram das rodas o representante do Conselho Estadual de Cultura, Gilmar Faro, e os discentes Tárcio Leonardo Santos Mota e Davi Silva Soares, da UNEB.

Em Alagoinhas, o Conselho Municipal de Cultura é formado por 9 representantes da esfera pública, 9 representantes da sociedade civil e uma cadeira da Universidade do Estado da Bahia.

Confira as fotos do Encontro Cultural:

Seminário do Conselho Municipal de Cultura

Fotos: Lázaro Zacaríadhes