Muito em breve, a população de Alagoinhas passará a contar com um moderno espaço de coworking público (ambiente de uso compartilhado, uma tendência em todo o mundo) para discussão de ideias, encontros, reuniões, videoconferências, dentre outras ações. Este foi o resultado da reunião realizada na última segunda-feira (23), entre a Prefeitura de Alagoinhas e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI), e que também contou com a participação dos representantes dos poderes legislativos federal e municipal, Joseildo Ramos e Luciano Sérgio, respectivamente.
Chamado de Espaço Colaborar, o ambiente coworking é parte da iniciativa do Governo do Estado, por meio da SECTI, de fortalecer e integrar empresas e profissionais independentes que valorizam inovação, criatividade, troca de experiências e criação de suas redes de contatos. Em Alagoinhas, o coworking público ocupará um espaço de 75 m² na Biblioteca Municipal Maria Feijó, local escolhido pelo prefeito Joaquim Neto pela sua localização centralizada e por possuir salas amplas, além do fato de ser um imóvel próprio do município, que receberá as devidas adequações para instalação do espaço. De acordo com a gestora da SECTI, Adélia Pinheiro, todas as etapas necessárias para que a secretaria atendesse à solicitação de implantação feita pelo prefeito foram cumpridas e os equipamentos para montar o ambiente já estão disponíveis para a cidade.
O Espaço Colaborar será equipado com 1 servidor, 6 estações, 1 TV LED 58 polegadas, 2 poltronas giratórias, 1 quadro branco, 11 mesas de trabalho, 1 webcam, 01 câmera para videoconferência, 4 puffs, 1 câmera infravermelho, 1 home theater, 2 bancadas com gavetas, 4 banquetas sem encosto, 25 cadeiras fixas sem braço, 1 armário baixo, 1 mesa de centro, 1 Console videogame e 1 controle adicional videogame. Os computadores levam software Open Source (Endless) com diversos aplicativos para área educacional, robótica, games.
Para Jorge Félix, diretor de Tecnologia e Informação da Secretaria Municipal de Administração(SEMAD), que representou o prefeito na reunião, o espaço será muito importante para o desenvolvimento de oportunidades e contatos de negócios. “Será um local que vai reunir toda comunidade acadêmica, empresas e representantes da sociedade civil para pensar, elaborar e compartilhar ideias sobre o crescimento da área tecnológica e inovação no município, gerando emprego e renda, desenvolvimento de pequenas empresas, startups, entre outros”, salientou.