Alimentação escolar em foco: em Alagoinhas, atores sociais envolvidos no PNAE participaram de formação esta semana

26 de julho de 2019, 16:33

Diretores escolares, cozinheiras da rede municipal de ensino, nutricionistas, coordenadores da área de alimentação escolar e membros do Conselho de Alimentação Escolar, do setor de compras da Secretaria Municipal de Educação e da agricultura familiar participaram, esta semana, de uma formação dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE/UFRB).

Foto: Divulgação/SEDUC

A formação, direcionada aos atores sociais envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), abordou aspectos legais da compra de produtos para a merenda escolar, especificidades para a aquisição de alimentos e o processo licitatório desses objetos.

Também foram discutidos, na formação, a elaboração do cardápio das escolas pelo nutricionista, a integração da agricultura familiar ao PNAE e a segurança alimentar e nutricional dos alunos da rede.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), a formação vem de encontro à busca latente do município em oferecer, para os alunos matriculados na rede, um cardápio balanceado, que contribua para o crescimento, o desenvolvimento biopsicossocial e o rendimento escolar.

Foto: Roberto Fonseca

Ainda de acordo com a SEDUC, esse tipo de formação promove a integração entre instâncias municipais, instituições de ensino superior e entes federados, estimula o exercício do controle social, leva em consideração os hábitos alimentares e particularidades da região, respeitando a vocação agrícola local, traz exigências de qualidade para a alimentação oferecida nas escolas e ainda contribui para dinamizar a economia, uma vez que incentiva a aquisição de gêneros alimentícios produzidos preferencialmente por empreendedores familiares rurais da região.

Ganham os estudantes da rede municipal, em qualidade da merenda, ganha a agricultura familiar, com a valorização do produto local, ganham os profissionais, com o conhecimento e experiências compartilhados, e ganha a própria rede municipal de educação, com a melhor execução do PNAE e o cumprimento da alimentação escolar durante os 200 dias letivos, conforme preconiza a resolução 26/2013.

A formação foi realizada no auditório do Plaza Hotel e, nesta quinta-feira (25), contou com a participação também dos municípios Catu, Pedrão, Aramari, Ouriçangas e Araçás.

Confira as fotos:

Foto: Divulgação/SEDUC