“Aluno Ouvidor”: Prefeitura leva projeto de ouvidoria para as escolas

19 de abril de 2018, 12:13

A Prefeitura de Alagoinhas, através de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Ouvidoria finalizou, na última terça-feira (17), o projeto “Aluno Ouvidor”, que deve ser implantado para fortalecer o diálogo entre as escolas e o poder público com a escolha democrática, dentro da própria unidade de ensino, de um estudante que estará em contato direto com a Ouvidoria Municipal.

De acordo com o ouvidor David Ribeiro, inicialmente, a intenção é levar a iniciativa para 5 unidades. “É um projeto que gentilmente a Ouvidoria Geral de Santos, em São Paulo, está disponibilizando as informações, porque são os pioneiros no país e não temos problema em copiar aquilo que é sucesso e que promove a inclusão e a melhoria do debate e da qualidade do nível das proposições da gestão pública no nosso município. É uma novidade que vai revolucionar as cinco escolas iniciais em que estaremos realizando a ação”, garantiu.

A Ouvidoria informou que os próprios alunos formarão as chapas e serão eleitos democraticamente, com a escolha de um “aluno ouvidor” e de um “ouvidor adjunto”. O intuito é que os representantes se responsabilizem para registrar demandas da escola, reclamações, elogios e outras manifestações junto à Ouvidoria, que estará atuando em contato direto com as unidades escolares. “E o aluno ouvidor que mais se destacar vai ganhar a premiação no final do ano letivo. Então, além de tudo, tem a motivação de estar exercendo esse papel alinhado ao reconhecimento”, acrescentou o Ouvidor Municipal.

Segundo o subsecretário de Educação, Jean Afonso, a atividade deve ser implantada já no início do segundo semestre junto ao Colégio Municipal de Alagoinhas, ao Colégio Municipal Dr. Jairo Azi, de Riacho da Guia, à Escola Municipal Irene Andrade de Assis, ao Centro Educacional Murilo Coelho Cavalcante e ao Colégio Municipal Miguel Santos Fontes, de Boa União.

“É uma proposta para que venhamos a melhorar a qualidade da formação de opinião dos nossos adolescentes, da nossa juventude, para que possamos, através disso, injetar uma motivação para que eles entendam que são fatores essenciais para o sucesso do futuro do nosso município”, ressaltou David Ribeiro.

A previsão, de acordo com a Ouvidoria, é de que o projeto se estenda, a partir do próximo ano, a todas as unidades escolares da região.