Aniversário da cidade é marcado por início de testagem rápida contra o coronavírus; ação será repetida nesta sexta-feira (03)

2 de julho de 2020, 19:41

A cidade de Alagoinhas completou hoje 167 anos de emancipação política e em um ano atípico para o mundo, a Prefeitura teve que se adaptar para celebrar o aniversário da cidade. Tradicionalmente comemorado com uma grande festa para comunidade e corrida rústica, em 2020, por conta da pandemia do coronavírus e a recomendação de isolamento social, o ato cívico com hasteamento da bandeira na Praça Pedro Dórea foi transmitido via live no Facebook oficial e contou com as presenças apenas do prefeito Joaquim Neto, vice-prefeita, Iraci Gama, presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Torres, comandante do 4º Batalhão, Reginaldo Moraes e a comandante da Guarda Municipal, Renata Fortaleza.

Foto: Roberto Fonseca

Marcada por um discurso de esperança e união proferido pelo prefeito Joaquim Neto, o aniversário da cidade contou com a primeira ação de testagem rápida contra o coronavírus, visando ampliar de forma ágil a detecção de pessoas infectadas e, assim, intensificar as estratégias de combate à doença.

Realizada na Praça Pedro Dória, por meio de sistema Drive Thru, entre as 10h e 13h, nesta ação inicial foram realizados 400 testes, dos quais 6 pessoas ou 1,5% do total, apresentaram diagnóstico positivo para COVID-19.  Após avaliação médica, os casos com resultado positivo receberam medicamentos, foram orientados a manter isolamento e passarão a ser monitorados pelas equipes de saúde do municipio.

Parte de uma série de medidas estratégicas adotadas para interromper a cadeia de transmissão do coronavírus na cidade, nesta quinta, foram submetidos ao teste rápido apenas as pessoas que se enquadraram nos seguintes critérios: pacientes sintomáticos, após avaliação dos profissionais de saúde, circulantes – a exemplo daqueles que residem no bairro, mas trabalham em outro.

Foto: Roberto Fonseca

De acordo com a secretária de Saúde (SESAU), Rosânia Rabelo, a primeira ação de testagem rápida foi realizada no bairro de Alagoinhas Velha por ser a localidade com o maior número de casos registrados, mas a iniciativa contemplará também outras regiões da cidade. “ Hoje foi o ponto de partida para o Inquérito Epidemiológico, um conjunto de ações que vai nos apontar onde o coronavírus avança, o que nos permitirá a execução de novas medidas para o controle da pandemia, explica a secretária. “ Um cronograma está sendo elaborado para a realização de testes rápidos domiciliares em diversas localidades, com o objetivo de traçar um mapeamento mais preciso do coronavírus na cidade”, completou.

Ainda segundo a secretária, em virtude do sucesso da ação, a triagem e testagem rápida será realizada novamente nesta sexta-feira (03), das 9h às 13h, no mesmo local do bairro de Alagoinhas Velha (Praça Pedro Dórea), seguindo os mesmos procedimentos e critérios.

Foto: Roberto Fonseca

“Alagoinhas saiu na frente com medidas como uso de máscara, barreiras sanitárias e hoje iniciamos outra importante ação que vem para reduzir as subnotificações e iniciar a medicação adequada nos pacientes infectados no menor tempo possível, o que colabora muito no sucesso do tratamento. Na medida em que a cidade conhece de fato seu número de infectados, é possível conduzir a retomada das atividades com um grau de segurança muito maior”, afirmou o prefeito Joaquim Neto.

Para traçar o perfil epidemiológico mais preciso possível na cidade, a Prefeitura fez a aquisição de 25 mil testes rápidos e mais 10 mil kits swab, para a identificação dos casos da COVID-19.