Apresentações de quadrilha, brindes e comidas típicas marcam o encerramento do “Arraiá Sociá” em Alagoinhas

24 de junho de 2023, 12:16

Dando um show de ritmos, sabores e tradições, o “Arraiá Sociá”, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), chegou ao seu último dia de celebração, nesta sexta-feira (23), em Alagoinhas. Despedindo-se de sua 2ª edição, o evento, que aconteceu do dia 15 à 23 de junho, cumpriu com maestria o objetivo de proporcionar um ambiente festivo e acolhedor, promovendo a integração da comunidade e fortalecendo os laços familiares através das tradições juninas.

Com um cronograma diversificado, os nove dias de festejos ocorreram nos 5 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade, onde os participantes de cada CRAS visitaram uns aos outros, contagiando públicos de todas as idades com grandes momentos de animação ao som de músicas tradicionais, com lindas apresentações de quadrilhas, jogos e variedades de comidas e guloseimas típicas, como canjica, mungunzá, bolos e maçã do amor.

Alcançando aproximadamente 1800 participantes durante os seus dias de realização, o “Arraiá Sociá” superou as expectativas, deixando um marco no calendário junino do município de Alagoinhas. O secretário de Assistência Social, Rui Costa Brito, comemorou o grande sucesso do evento: “O maior presente que recebemos ao realizarmos ações como essa, é ver a alegria da população. A sensação é de missão cumprida e gratidão por todos que participaram desse processo”, destacou.

Entre a gama de atividades que aconteceram no festejo, uns dos destaques foram as apresentações de dança, como a performance das idosas participantes do Projeto do Idoso que Pinta, que Canta e que Dança, marcando o primeiro dia de evento, em 15 de junho, no CRAS do bairro Mangalô, sob os embalos do som da banda Café com Canela. Além disso, para estimular as performances juninas, os melhores dançarinos foram agraciados com prêmios.

No dia seguinte, 16 de junho, foi a vez do CRAS do bairro Santa Terezinha, na Praça do Céu, com uma animada apresentação da Quadrilha Arraiá do Céu, encantando o público presente.

Já no dia 19, o CRAS do distrito de Boa União passou por um momento de reflexão e luto devido ao falecimento de Dona Socorro, cancelando as apresentações. No entanto, foi realizada a entrega de comidas típicas, sorteio de balaio e bolos, além de prestar uma bela homenagem à memória de Dona Socorro.

No dia 20, o CRAS do distrito de Riacho da Guia foi recebido com a energia eletrizante da Quadrilha Arraiá da Guia, onde foi impossível alguém ficar parado. Já no dia 21, o CRAS do bairro Nova Brasília recebeu a Quadrilha Balão Dourado da Escola Municipal Roberto Santos, proporcionando um espetáculo repleto de tradição.

O “Arraiá Sociá” também alcançou o CIAS (Centro de Integração e Apoio Social), no dia 21, e a Unidade de Acolhimento, no dia 23, levando animação para diferentes locais da cidade. Diversão, alegria e celebrações nordestinas marcaram essa emocionante maratona de festividades, deixando lembranças especiais em todos os participantes.

Confira alguns momentos: