Arrasta-pé, comidas típicas e muita alegria no “Arraiá Sociá” da Prefeitura de Alagoinhas

16 de junho de 2023, 13:00

A segunda semana do mês de junho já chegou mostrando que o clima junino na cidade de Alagoinhas está a todo vapor. O “Arraiá Sociá”, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), é mais uma ação com muito forró e alegria para a população. O evento, que se estende de 15 a 23 de junho, está em sua 2ª edição e tem como objetivo proporcionar um ambiente festivo e acolhedor, buscando promover a integração da comunidade e reforçar os laços familiares por meio das tradições juninas.

O arraial levará as suas festividades à todas as unidades do SUAS, além de unidades de acolhimento para mulheres vítimas de violência e de pessoas em situação de rua, proporcionando apresentações de quadrilhas juninas, barracas que oferecem guloseimas típicas, jogos de quermesses e sorteios.

O dia de abertura, na quinta-feira (15), no Bairro Mangalô, foi marcado pela participação ativa da população, tendo como destaque uma bela apresentação de quadrilhas de mulheres. A comunidade pôde curtir os shows, aproveitar as guloseimas nas barracas de milho, munguzá, doces e bolos, e se divertir com as brincadeiras típicas juninas como a Pescaria e Corrida do Saco, enquanto contagiava-se com o som da banda Café com Canela, que trouxe um rico repertório de forró, xote e outros ritmos tradicionais.

O Secretário de Assistência Social, Rui Costa Brito ressalta a importância da ação para a comunidade: “O “Arraiá Sociá” é essencial, pois, além de valorizar e comemorar as tradições juninas, estamos criando oportunidades para que todos se sintam acolhidos e saibam que o poder público está presente, proporcionando momentos de alegria, diversão e fortalecendo os vínculos familiares”, afirmou.

Magna Santos, 25 anos, que decidiu prestigiar o Arraiá Sociá na companhia de seu sobrinho e sua irmã, com um sorriso no rosto e olhos brilhantes, compartilhou sua experiência sobre a festividade: “Eu e minha família estamos nos divertindo muito e tenho certeza de que muitas outras pessoas estão tendo momentos felizes aqui, nesse clima maravilhoso!”, destacou.

O evento continua sua jornada pelo outros quatro CRAS (Santa Terezinha/ Praça do Céu; nos distrito de Boa União e Riacho da Guia; e no bairro Nova Brasília), no CIAS e se encerrará nas Unidades de Acolhimento, no dia 23 de junho. A expectativa é que aproximadamente 8 mil pessoas participem da festa, desfrutando de momentos de alegria, diversão e celebração da cultura nordestina.

Foto: Roberto Fonseca